Peguei covid, e agora? Ferramenta do CDC pode ajudar

Calculadora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estima quando um paciente pode sair do isolamento

Número é uma fração do constatado nos picos, mas ainda é considerável
Por Angel Adegbesan
29 de Março, 2022 | 08:57 PM

Bloomberg — Quarentena e isolamento se tornaram palavras corriqueira, mas há uma confusão considerável sobre a diferença entre elas e quando e por quanto tempo deve ocorrer cada processo, principalmente porque as políticas mudam de acordo com as variantes do vírus.

Para esclarecer a situação, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos criaram uma calculadora online para os infectados e expostos, mesmo agora que a pandemia parece desvanecer.

Quer saber quando você pode sair de casa com segurança se tiver testado positivo para #COVID19? Ou o que fazer quando você descobre que um contato próximo tem COVID-19? Experimente a nova calculadora de quarentena e isolamento (Q&I) do CDC: [link]

As taxas de infecção por covid nos EUA caíram para cerca de 30 mil por dia, uma fração do nível durante a onda da variante ômicron, mas ainda um número considerável. Aqueles que testam positivo para covid-19 são incentivados a se isolar em casa, o que significa ficar separado dos não infectados, incluindo membros da família, e usar uma máscara quando estiver perto de outras pessoas por pelo menos cinco dias completos.

PUBLICIDADE

A quarentena às vezes é recomendada para quem foi exposto a alguém com covid, mas não sabe se está infectado. Assim como o isolamento, a quarentena dura cinco dias e começa no dia seguinte à exposição. Se uma pessoa em quarentena descobrir que está infectada, também deve se isolar.

A calculadora do CDC ajuda as pessoas a determinar quando podem sair da quarentena ou do isolamento e pode ser usada em um desktop ou dispositivo móvel. A ferramenta solicita que os usuários insiram a data de exposição, teste positivo ou início dos sintomas, dependendo da situação. A ferramenta usa a data fornecida para determinar quando o usuário pode sair de casa.

As orientações da ferramenta não se aplicam a pessoas gravemente doentes ou com sistema imunológico enfraquecido. A ferramenta também não se aplica a casos positivos e contatos próximos em ambientes de alto risco, segundo diretrizes do próprio CDC.

O CDC recomenda que as pessoas que não estão em dia com as vacinas e sejam expostas a alguém com covid-19 fiquem em quarentena por pelo menos cinco dias se não apresentarem sintomas. Aqueles que estão em dia com as vacinas e forem expostos não precisam ficar em quarentena, mas devem fazer o teste após cinco dias.

As pessoas que testarem positivo devem se isolar por pelo menos cinco dias se não apresentarem sintomas. Aqueles com sintomas podem encerrar o isolamento após cinco dias sem febre sem o uso de medicamentos.

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também