Bloomberg Línea — A rede social de vídeos TikTok, de propriedade da ByteDance, descontinuou o Creator Fund, um programa da plataforma para pagar aos usuários do aplicativo pela criação de conteúdo.
A empresa anunciou em uma publicação em seu site que vai substituir o fundo por outro programa que, segundo ela, pagará mais dinheiro aos criadores.
O Creator Fund foi lançado em 2021 e ofereceu aos criadores de sucesso – pessoas que fazem vídeos do TikTok com pelo menos 100.000 visualizações – a oportunidade de se inscreverem para ganhar dinheiro com seus vídeos.
No entanto, alguns dos criadores de conteúdo mais populares, como o americano Hank Green, reclamaram do pouco que ganharam com o fundo.
Green, que tem 8 milhões de seguidores e 600,8 milhões de curtidas no TikTok, disse em um vídeo do YouTube que ganhava cerca de 2,5 centavos de dólar por 1.000 visualizações no TikTok. Seu vídeo no TikTok tem 1 milhão de visualizações.
Outro crítico foi o britânico SuperSaf, que tem 670.600 seguidores e 10,4 milhões de curtidas no TikTok, que compartilhou no X, antigo Twitter uma captura de tela mostrando que havia ganhado cerca de US$ 137 com mais de 25 milhões de visualizações em 10 meses.
Mr. Beast, usuário que tem impressionantes 97 milhões de seguidores e 902,8 milhões de curtidas no TikTok, também reagiu à receita que obteve com o Creator Fund.
O americano de 25 anos, que consolidou o segundo canal mais seguido do YouTube, disse que ganhou US$ 14.910 com o fundo do TikTok, apesar de ter acumulado cerca de 1 bilhão de visualizações em cerca de 10 meses.
Qual será a nova forma de pagamento?
Como o Creators Fund será eliminado, o TikTok lançou o Creativity Program Beta, “que foi desenvolvido com base no aprendizado e no feedback que obtivemos com o Creators Fund”, disse um porta-voz do TikTok em um comunicado.
Desde 16 de dezembro, criadores dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha passaram a usar o Creativity Program no lugar do Creators Fund.
A empresa explicou que esse programa oferece incentivos em dinheiro mais altos com ganhos baseados em visualizações qualificadas, dando aos criadores a chance de ganhar 20 vezes o valor oferecido anteriormente pelo Creators Fund.
Os pagamentos são calculados com base em visualizações qualificadas e RPM (receita bruta média por 1.000 visualizações qualificadas).
A RPM pode variar com base em uma variedade de fatores, como interação do vídeo, autenticidade do conteúdo, a região em que seu vídeo é visualizado, bem como a conformidade com as Diretrizes da Comunidade e os Termos de Serviço.
Requisitos de elegibilidade do Creativity Program
Para ser elegível para receber recompensas no programa, é necessário:
- Ter uma conta nos EUA.
- Ter pelo menos 18 anos de idade.
- Ter pelo menos 10.000 seguidores.
- Ter pelo menos 100.000 visualizações de vídeo nos últimos 30 dias.
Como participar do novo fundo
Se você já estiver inscrito no Creator Fund:
- Abra o aplicativo TikTok e toque na opção “Perfil”.
- Em seguida, toque no botão “Menu” e depois em “Configurações”.
- Toque em “Ferramentas para criadores” e, em seguida, em “Creator Fund”.
- Toque em “Alterar” (Alterar) na parte inferior da página.
Se você não tiver participado do Creator Fund:
- Abra o aplicativo TikTok e toque na opção “Perfil”.
- Em seguida, toque no botão “Menu” e depois em “Configurações”.
- Toque em “Ferramentas para criadores” e, em seguida, em “Creativity Program”.
- Você receberá uma notificação se sua solicitação for bem-sucedida em até três dias após a solicitação.
Leia também
O que o Santander Brasil planeja para recuperar a liderança da operação global