TikTok adiciona recurso de notas da comunidade para combater a desinformação

Rede social vai oferecer detalhes adicionais sobre publicações a partir de informações passadas pelos próprios usuários

Por

Bloomberg — O TikTok está testando um novo recurso no estilo “notas da comunidade”, chamado footnotes (notas de rodapé), para adicionar mais contexto às publicações que possam ser enganosas ou imprecisas.

As notas de rodapé aparecerão ao lado dos vídeos no aplicativo para “acrescentar detalhes úteis que possam estar faltando”, de acordo com uma publicação no blog da empresa. Esses detalhes adicionais são obtidos por meio de crowdsourcing da base de usuários do aplicativo. As notas de rodapé só aparecerão se tiverem sido classificadas como “úteis” pelo algoritmo da empresa, que levará em conta se “pessoas que normalmente têm opiniões diferentes” concordam com o contexto da nota, diz o post.

Leia também: Sob pressão nos EUA, TikTok cresce no mundo e leva receita da ByteDance a US$ 155 bi

Os novos rótulos não substituirão o programa de verificação de fatos do TikTok, que limita a distribuição de conteúdo considerado impreciso por verificadores de fatos de terceiros.

O TikTok é o mais recente serviço de mídia social a empregar um recurso como o footnotes. O X tem uma versão do produto, chamada community notes, desde antes de Musk adquirir a empresa no final de 2022. A Meta proprietária do Instagram e do Facebook, também adotou essa abordagem e eliminou seu programa de verificação de fatos no início deste ano.

Leia também: TikTok pode pagar € 500 mi em multas por envio ilegal de dados à China, dizem fontes

O TikTok testará o footnotes nos EUA para começar. O aplicativo, que é de propriedade da empresa controladora chinesa ByteDance permanece em fluxo, pois enfrenta uma possível proibição nos EUA. A ByteDance deve se desfazer da operação americana do aplicativo até meados de junho para atender a uma lei de segurança nacional.

Veja mais em bloomberg.com