Bloomberg — A Tencent juntou-se às fileiras de empresas que estão se comparando à DeepSeek e divulgou uma análise do quanto seu mais recente modelo de IA é mais rápido.
O modelo de inteligência artificial Hunyuan Turbo S, lançado na quinta-feira (27), foi projetado para responder o mais instantaneamente possível, distinguindo-se da abordagem de raciocínio profundo do chatbot homônimo do DeepSeek, disse a Tencent. O custo de implantação do Turbo S também foi bastante reduzido, acrescentou a empresa.
Leia também: DeepSeek segue na contramão da OpenAI e planeja compartilhar mais códigos de IA
O novo lançamento da Tencent ocorre um mês depois que a Alibaba comparou seu mais recente modelo de IA Qwen com o DeepSeek, mostrando a rápida ascensão à influência em todo o setor que a pequena startup alcançou desde o início do ano. A Tencent também compartilhou números que mostram que seu Hunyuan Turbo S foi competitivo em relação ao modelo V3 da DeepSeek em testes de IA comumente usados.
A Tencent, sediada em Shenzhen, que, juntamente com a Alibaba, é um dos maiores provedores de infraestrutura de nuvem da China, está integrando a tecnologia da DeepSeek em sua plataforma WeChat, em um movimento que provocou um salto no preço de suas ações. O DeepSeek também foi amplamente adotado por entidades governamentais em toda a China, inclusive em Hong Kong, onde vários departamentos estão agora usando uma ferramenta do tipo ChatGPT baseada em sua tecnologia.
Leia também: Grok-3: Musk aposta em novo chatbot de IA para enfrentar OpenAI e DeepSeek
Para lidar com o aumento da demanda, a DeepSeek reduziu nesta semana os preços para acessar sua interface de programação de aplicativos fora dos horários de pico. A startup de 20 meses de idade, que surgiu de um fundo de hedge quantitativo, derrubou o setor global de IA e reavivou a confiança na capacidade de inovação das empresas chinesas de tecnologia.
Veja mais em Bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.