Bloomberg — O foguete operacional mais poderoso da SpaceX lançou com sucesso o maior satélite comercial de comunicações do mundo em órbita acima da Terra.
O Falcon Heavy de três fuselagens da Space Exploration Technologies decolou com a enorme carga útil às 23h04, horário local de sexta-feira (28), a partir da plataforma de lançamento da empresa no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida. O satélite foi colocado em órbita cerca de três horas e meia após o lançamento.
Com um peso superior a nove toneladas e aproximadamente o tamanho de um ônibus, o satélite Jupiter 3 fornecerá conectividade à internet sem fio sobre a América do Norte e do Sul. Ele será operado pela Hughes Network Systems, uma unidade da empresa de comunicações por satélite EchoStar.
A SpaceX, de Elon Musk, optou por não recuperar o núcleo central do foguete Falcon Heavy para garantir que ele tivesse combustível suficiente para levar a carga à órbita pretendida.
No entanto, os dois propulsores laterais do veículo pousaram com sucesso nas duas plataformas de pouso da SpaceX na Flórida. Esses propulsores também haviam sido utilizados em outras duas missões anteriores do Falcon Heavy.
O lançamento de sexta-feira é o terceiro para o foguete Falcon Heavy da SpaceX em 2023 e a 51ª missão da empresa em órbita este ano. Apenas um dia antes, a SpaceX lançou outro foguete Falcon 9 a partir de outra plataforma de lançamento da empresa na Flórida, levando a bordo um novo lote de satélites de internet Starlink.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Amazon terá cartão de crédito próprio no Brasil e mira gastos além do e-commerce
Mulheres serão mais afetadas do que homens pela IA no trabalho, diz McKinsey