Bloomberg — As ações da Samsung Electronics Co. saltaram mais de 6% com rumores de que a empresa ganhou o direito de fornecer chips de memória avançada para a líder em IA Nvidia Corp. (NVDA).
A maior empresa de eletrônicos da Coreia do Sul começará a fornecer o chip HBM3 - uma geração mais recente de memória otimizada para trabalhar com aceleradores de inteligência artificial - a partir do quarto trimestre, escreveram analistas do Citigroup, incluindo Peter Lee, em um relatório. Suas ações registraram o maior aumento desde janeiro de 2021. A arquirrival SK Hynix Inc. tem sido até agora o único fornecedor da Nvidia de memória de alta largura de banda para aceleradores de IA.
“Após sua entrada bem-sucedida na cadeia de suprimentos HBM da Nvidia, esperamos que a Samsung surja como um importante fornecedor de HBM3 ″, escreveram Lee e Josh Yang em um relatório que aumenta a meta de preço do Citigroup para a Samsung para 120,000 won de 110,000 won. “Vemos a Samsung como uma beneficiária de longo prazo do crescimento no mercado de memória e computação de IA.”
A Samsung fechou o acordo para fornecer o HBM3 para a Nvidia quando seus chips passaram no teste de qualidade final do designer de chips dos EUA, informou o Korea Economic Daily na sexta-feira, citando fontes não identificadas do setor. De acordo com o relatório, a Samsung começará a fornecer os principais chips de memória no próximo mês.
Um porta-voz da Samsung não quis comentar.
A Nvidia se beneficiaria de ter a Samsung como um fornecedor adicional de HBM3. A empresa sediada em Santa Clara, na Califórnia, cujas ações triplicaram este ano, atingindo um valor de mercado de US$ 1,2 bilhão, poderia obter melhorias de custo ou rendimento e um fornecimento mais estável ao expandir suas opções.
Os fornecedores da Samsung também negociaram em alta com as notícias, com a Hana Micron Inc, uma empresa de testes e embalagem de chips, subindo até o limite diário de 30%. A Daeduck Electronics Co, fornecedora de placas de circuito impresso, subiu 7,4%.
A Hynix é a líder mundial em HBM3, que, segundo os especialistas, é ideal para serviços de IA que exigem muita largura de banda. A Samsung disse que planeja lançar um novo chip HBM ainda este ano. As ações da Hynix caíram 1,5 por cento depois de terem subido no início da sessão de sexta-feira.
--Colaborou Sohee Kim
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
Como a Inteligência Artificial já impacta o dia-a-dia deste setor de US$ 200 bi