Bloomberg — A Nintendo lançará seu novo console Switch 2 em 5 de junho, buscando manter o primeiro lugar em dispositivos de videogame com uma nova versão do modelo mais vendido que lançou em 2017.
O novo produto custará a partir de US$ 450 nos EUA, disse a empresa na quarta-feira (2), um aumento em relação aos US$ 300 que a empresa cobrou pelo Switch original.
A Nintendo revelou detalhes do console durante uma transmissão ao vivo de uma hora de duração, incluindo um novo recurso de bate-papo e uma câmera de vídeo separada.
A empresa também anunciou vários novos jogos, incluindo Mario Kart World, uma nova entrada na popular série, que será lançada junto com o sistema. O novo jogo contará com 24 corredores e um modo free roam que permite aos jogadores explorar o ambiente além das pistas de corrida.
Leia também: Nintendo anuncia lançamento do Switch 2 depois de oito anos de espera dos fãs

Uma das maiores surpresas foi a revelação de um novo jogo da aclamada desenvolvedora japonesa FromSoftware, chamado The Duskbloods, que será lançado no próximo ano como um exclusivo do Switch 2.
Primeira plataforma totalmente nova da empresa em oito anos, o Switch 2 tem o potencial de aumentar as vendas para fabricantes de jogos e varejistas depois de três anos sem brilho para o setor.
Leia também: Sony nomeia novo CEO com desafio de elevar vendas do PlayStation e superar a Nintendo
Para impulsionar as vendas, a Nintendo também está se apoiando em uma grande linha de jogos de terceiros que não podiam ser jogados no Switch anterior, incluindo jogos antigos de franquias como Street Fighter e Final Fantasy.
Em vez de pedir aos clientes que comecem do zero, como fez com a maioria de seus consoles anteriores, a Nintendo está adotando uma abordagem iterativa. O Switch 2 é parecido com o Switch, com sua tela grande e controles removíveis, mas é um pouco maior. Assim como seu antecessor, o Switch 2 pode jogar em qualquer lugar e em uma televisão usando uma estação de acoplamento dedicada. A nova máquina pode jogar quase todos os jogos do Switch, bem como jogos que serão desenvolvidos exclusivamente para o Switch 2.
O Switch 2 também terá alguns recursos adicionais, como permitir que os jogadores virem os controles e os usem como um mouse de computador para jogar determinados jogos.
O controle do Switch 2 inclui um botão dedicado a um novo recurso chamado GameChat. Os jogadores poderão usá-lo para conversar com os amigos usando o microfone embutido do sistema e compartilhar a tela com os amigos enquanto jogam. Uma câmera vendida separadamente permitirá que os usuários apareçam na tela enquanto jogam, da mesma forma que fariam ao fazer streaming no Twitch ou no YouTube.
Leia também: Microsoft e Nintendo assinam contrato de 10 anos para jogo ‘Call of Duty’
O Switch 2 também permitirá que o usuário jogue alguns jogos suportados localmente ou on-line com pessoas que usam outros sistemas Switch 2, mesmo que elas não possuam o jogo.
Outros recursos do sistema incluem duas portas USB-C, um suporte ajustável com mais flexibilidade do que o Switch original e 256 GB de armazenamento integrado. A tela será compatível com HDR, enquanto o novo dock será capaz de reproduzir em resolução 4K ao jogar na televisão.
Embora o Switch 2 ainda não seja tão proficiente graficamente quanto os rivais PlayStation 5 e Xbox Series X, o novo aumento de potência permitiu que a Nintendo cortejasse editores de terceiros, como a Bandai Namco Entertainment, que disse que o popular jogo de RPG de ação estará no novo sistema. Os jogos de esportes da Capcom e da Electronic Arts também chegarão ao Switch 2.
Alguns jogos antigos do Switch serão aprimorados para o Switch 2 e suportarão os novos recursos do sistema, disse a Nintendo, exibindo uma iteração do jogo do ano passado que permite que os jogadores usem a câmera e os controles do mouse. Os atuais proprietários do jogo poderão pagar por uma atualização.
As versões aprimoradas de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom para o Switch 2 melhorarão os gráficos de ambos os jogos e incluirão um recurso chamado Zelda Notes com recursos suplementares, como navegação de mapa que pode ser acessada em seu telefone.
O próximo jogo Metroid Prime 4: Beyond contará com as versões Switch e Switch 2.
A Take-Two Interactive Software lançará versões para Switch 2 do jogo de estratégia Civilization VII, dos jogos de esportes NBA 2K e WWE 2K e de Borderlands 4.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.