Bloomberg — A OpenAI agora permite que os usuários comprem produtos no ChatGPT, a mais recente iniciativa da startup de inteligência artificial para expandir o alcance de seu popular chatbot e desafiar rivais como o Google.
Com a nova opção, anunciada na segunda-feira (28), os usuários podem comparar produtos rapidamente e clicar em um link dentro do ChatGPT para fazer uma compra em um site externo. No início, o recurso funciona apenas para algumas categorias, incluindo eletrônicos, moda, beleza e artigos para o lar, com planos de expansão para outras categorias ao longo do tempo. A ferramenta de compras está disponível para todos os 500 milhões de usuários ativos do ChatGPT, bem como para aqueles que não estão conectados ao chatbot.
A OpenAI tem tentado cada vez mais posicionar o ChatGPT como uma espécie de aplicativo completo que oferece um mecanismo de busca, assistente de voz e gerador de vídeo. O esforço visa aumentar o tempo que os usuários passam com o chatbot e também ajudar o ChatGPT a ficar à frente dos serviços rivais da Anthropic, do Google da Alphabet e da xAI de Elon Musk. A Perplexity, uma startup de pesquisa de IA, também se expandiu com mais recursos de compras.
Leia também: OpenAI estaria interessada na compra do Chrome do Google, diz chefe do ChatGPT
O recurso de compras, uma das várias atualizações lançadas pela OpenAI na segunda-feira, coloca o chatbot em concorrência mais direta com outras fontes on-line de recomendações e avaliações de consumidores, como a CNET e a Wirecutter, do New York Times. Um porta-voz da OpenAI disse que a empresa não coletará receita de afiliados para compras feitas via ChatGPT.
A busca é um dos recursos mais populares e de mais rápido crescimento do chatbot, disse a OpenAI, com mais de 1 bilhão de buscas na Web realizadas pelo ChatGPT na semana passada.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também: Estudo da OpenAI encontra conexão entre o uso do ChatGPT e a sensação de solidão
©2025 Bloomberg L.P.