Bloomberg — A OpenAI concluiu um acordo para levantar mais de US$ 6,6 bilhões em novos financiamentos, em um negócio que atribui à empresa de Inteligência Artificial um valuation de mais de US$ 157 bilhões e reforça seus esforços para desenvolver uma tecnologia de IA generativa líder mundial.
O acordo é um dos maiores investimentos privados de todos os tempos e faz da OpenAI uma das três maiores startups apoiadas por capital de risco, ao lado da SpaceX de Elon Musk e da ByteDance, proprietária do TikTok, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto que falaram à Bloomberg News e pediram para não serem identificadas por discutirem informações privadas.
Leia mais: OpenAI discute ter fins lucrativos e dar 7% do capital a Sam Altman, dizem fontes
O tamanho do investimento ressalta a crença do setor de tecnologia no poder da IA e seu apetite pela pesquisa extremamente cara que impulsiona seu avanço.
A rodada de financiamento foi liderada pela Thrive Capital, a empresa de capital de risco dirigida por Josh Kushner, informou a Bloomberg News anteriormente, juntamente com outros investidores globais. Não ficou claro se a Microsoft (MSFT), principal empresa a investir na OpenAI, acompanhou o aporte.
A grande rodada de financiamento ocorre após um ano turbulento para a OpenAI. Em novembro passado, o conselho da empresa demitiu e depois recontratou rapidamente seu CEO Sam Altman.
Nos meses seguintes, a empresa reformulou seu conselho, contratou centenas de novos funcionários e perdeu vários líderes importantes, incluindo o cofundador e ex-cientista-chefe Ilya Sutskever e a diretora de tecnologia (CTO) Mira Murati.
- Matéria atualizada às 8h30 de 3 de outubro com os valores finais da rodada de financiamento.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
OpenAI se assemelha cada vez mais às demais empresas do Vale do Silício
Microsoft e Apple desistem de ter observadores no conselho da OpenAI
OpenAI desenvolve modelo de inteligência artificial que é capaz de raciocinar
©2024 Bloomberg L.P.