Bloomberg — A Nvidia (NVDA) e a Cisco Systems se uniram para facilitar às empresas a construção de sua própria infraestrutura de computação de inteligência artificial, numa tentativa de impulsionar a tecnologia além dos grandes provedores de data centers.
Segundo um acordo anunciado nesta terça-feira (6), a Cisco oferecerá equipamentos baseados na tecnologia da Nvidia — popular para desenvolvimento de modelos de inteligência artificial — juntamente à sua engenharia de rede.
Para a Nvidia, a parceria abre outro canal para a tecnologia. Enquanto isso, a Cisco se beneficia do crescimento de investimentos em IA que ajudou a transformar a Nvidia na fabricante de chips mais valiosa do mundo.
“Trabalhando em estreita colaboração com a Cisco, estamos tornando mais fácil do que nunca para as empresas obter a infraestrutura necessária para se beneficiarem da IA, a força tecnológica mais poderosa de nossa vida”, disse Jensen Huang, CEO da Nvidia, em comunicado.
A Cisco oferecerá servidores M7 que utilizam os últimos processadores da Nvidia, além do software, modelos de IA e ferramentas de desenvolvimento da fabricante de chips. Também está oferecendo o próprio software e serviços baseados em nuvem para monitorar e gerenciar tais sistemas.
“Fortalecer nossa grande parceria com a Nvidia vai equipar as empresas com a tecnologia e o conhecimento de que precisam para construir, implantar, gerenciar e proteger soluções de IA em escala”, disse Chuck Robbins, CEO da Cisco.
As duas empresas fizeram o anúncio no evento Cisco Live, em Amsterdã. O acordo faz parte de um esforço para espalhar a implantação de hardware de IA além de sua concentração atual nos data centers de propriedade da Microsoft (MSFT), Amazon (AMZN) Google (GOOGL), da Alphabet, e Meta (META).
O grupo de grandes empresas provedoras de serviços de nuvem, conhecido como hiperescaladores, representa uma concentração potencialmente arriscada de receita para a Nvidia.
Embora a demanda pelos chips da empresa continue insaciável, esses clientes podem, em última análise, usar mais de sua própria tecnologia. Todos trabalham em seus próprios chips ou já começaram a adotá-los de alguma forma.
A maior equipe de vendas da Cisco venderá servidores baseados na tecnologia da Nvidia combinados com sua engenharia de rede Ethernet.
A Nvidia oferece uma alternativa chamada InfiniBand em seus próprios produtos. A aproximação mais estreita com a Cisco dá à Nvidia melhor acesso a clientes que preferem aderir ao padrão mais amplamente utilizado para transferência de dados entre computadores.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
Próxima Nvidia? TSMC sobe 30% desde setembro e mercado vê ‘upside’ com onda de IA
Ações da Nvidia mantêm impulso e superam o desempenho de outras big techs
Intel vê benefício em concorrência e aposta em PC ‘pronto para IA’, diz VP global