Nvidia e Cisco ampliam parceria com o objetivo de acelerar a adoção da IA

Empresas querem ampliar o alcance da tecnologia além desses poucos clientes e levar a IA para a economia mais ampla. Elas se uniram pela primeira vez há um ano para tentar atingir esse público maior

As duas empresas estão ampliando a lista de produtos que incluem as tecnologias em uma tentativa de remover obstáculos (Foto: Annabelle Chih/Bloomberg)
Por Ian King
25 de Fevereiro, 2025 | 04:05 PM

Bloomberg — A Nvidia, principal fornecedora de chips usados em novos computadores de inteligência artificial, está ampliando uma parceria com a fabricante de equipamentos de rede Cisco Systems, em uma iniciativa que visa facilitar a implementação de sistemas de IA pelas corporações.

Muitas empresas permanecem nos estágios iniciais de adoção de sistemas de IA por causa da complexidade que a mudança adiciona aos seus data centers, disseram a Cisco e a Nvidia em um comunicado conjunto na terça-feira (25). As duas empresas estão ampliando a lista de produtos que incluem as tecnologias em uma tentativa de remover esses obstáculos.

PUBLICIDADE

A Nvidia oferece complementos de rede para sua máquina de servidor de IA, chamada Spectrum-X Ethernet. Essa linha de produto começará a incluir chips Cisco que lidam com funções de conectividade mais amplas, afirmaram as duas empresas.

Leia também: Como a recuperação da Nvidia ofuscou o pânico causado pela DeepSeek

“As empresas estão sob imensa pressão para implementar IA de forma rápida e eficaz, e muitos líderes enfrentam dificuldades para justificar o investimento enquanto equilibram os riscos”, disse o CEO da Cisco, Chuck Robbins, no comunicado. “Juntas, a Cisco e a Nvidia estão fazendo uma parceria para remover barreiras para os clientes e garantir que eles possam otimizar seus investimentos em infraestrutura para liberar todo o poder da IA.”

PUBLICIDADE

A construção de data centers de IA foi, em grande parte, feita por um pequeno grupo das maiores empresas do mundo — os chamados hiperescaladores, como a Microsoft e a Amazon, que têm vastas equipes de engenharia capazes de projetar e implantar máquinas.

A Nvidia quer ampliar o alcance da tecnologia além desses poucos clientes e levar a IA para a economia mais ampla. Ela se uniu à Cisco pela primeira vez há um ano para tentar atingir esse público maior, incluindo as corporações e departamentos governamentais que são os maiores usuários da companhia de rede.

Leia também: Nvidia expande negócio de IA e anuncia parcerias para apostar na área da saúde

PUBLICIDADE

Para a Cisco, que tem enfrentado dificuldades para vender seus equipamentos para os data centers desses hiperescaladores, a parceria com a Nvidia é um caminho para obter uma fatia maior dos investimentos em IA. O equipamento de rede da Nvidia incluirá os chips Silicon One, da Cisco, garantindo a esse produto um impulso em relação aos produtos amplamente utilizados da Broadcom.

Veja mais em Bloomberg.com