Bloomberg — A Nissan firmou uma parceria com a Wayve Technologies para a próxima geração de seu sistema de assistência ao motorista ProPilot, que será introduzido nos veículos daqui a aproximadamente dois anos.
A parceria marca a primeira vez que uma montadora global anuncia planos para integrar a tecnologia da Wayve em carros de produção.
A empresa sediada em Londres levantou, de longe, a maior quantia entre as startups europeias de IA no ano passado, arrecadando US$ 1 bilhão em uma rodada liderada pelo SoftBank.

O software de IA para motoristas da Wayve foi “projetado para lidar com condições de direção altamente complexas no mundo real de maneira semelhante à humana”, disseram as empresas em um comunicado enviado por e-mail na quinta-feira.
A Nissan disse que lançará o sistema ProPilot de próxima geração no ano fiscal de 2027.
Além do SoftBank, entre os apoiadores da Wayve estão a Nvidia, a Microsoft e a Uber.
Leia também: Recuo nas vendas de Honda e Nissan, que negociam fusão, evidencia desafios do setor auto
A startup testou seu software usando os veículos utilitários esportivos elétricos Ford Mustang Mach-E e Jaguar I-Pace, acumulando quilômetros no Reino Unido, nos EUA e na Alemanha.
Ela fez uma parceria com a Uber para trabalhar no sentido de implantar veículos totalmente autônomos na plataforma da empresa de transporte de passageiros.
A Nissan apresentou o ProPilot pela primeira vez em 2016. Inicialmente, o sistema exigia que os motoristas mantivessem as mãos no volante enquanto auxiliavam na centralização da pista e na manutenção da distância dos veículos à frente.
A Nissan começou a oferecer uma versão de segunda geração do ProPilot em 2019, que é capaz de dirigir sem as mãos em rodovias.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Nissan vai trocar o CEO. O desafio é recuperar as vendas e os resultados
©2025 Bloomberg L.P.