Bloomberg — O dispositivo que conecta cérebro e computador da Neuralink foi implantado em um terceiro paciente, e a empresa tem planos para mais 20 a 30 implantes em 2025, disse o fundador Elon Musk.
“Temos agora três humanos com Neuralinks implantados e todos eles estão funcionando bem”, disse Musk durante um evento em Las Vegas nesta semana que foi transmitido pelo X, sua rede social.
A Neuralink faz parte de um grupo crescente de empresas iniciantes que estão desenvolvendo implantes cerebrais que podem ajudar a tratar doenças como paralisia e esclerose lateral amiotrófica.
São procedimentos experimentais que geralmente exigem a abertura do crânio para a colocação de eletrodos no tecido cerebral.
Leia também: Você deixaria Musk colocar um chip no seu cérebro? Há ressalvas importantes
Há um ano, a Neuralink informou que havia implantado seu dispositivo em seu primeiro paciente, Noland Arbaugh.
Atualmente, a empresa tem dois estudos nos EUA para seus dispositivos registrados na Food and Drug Administration.
O Prime Study, projetado para um número estimado de cinco pacientes, permite que pacientes paralisados controlem dispositivos externos, como computadores ou smartphones, com suas mentes.
Um segundo estudo, o Convoy, foi projetado para três pacientes e permite que eles controlem dispositivos como braços robóticos de assistência.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também: Neuralink, de Musk, diz que já pode testar implantes cerebrais em humanos
Neuralink implantou chip no cérebro de uma pessoa pela primeira vez, diz Elon Musk
©2025 Bloomberg L.P.