Mudança de estratégia? Após demitir 10% da equipe, Salesforce contrata 3.300 pessoas

As novas contratações restauram 40% do quadro eliminado em janeiro e serão divididas entre vendas, engenharia e o serviço de dados em nuvem da empresa

Por

Bloomberg — A Salesforce (CRM) está contratando 3.300 pessoas em vários departamentos, marcando um novo investimento depois de ter eliminado 10% de sua força de trabalho em uma reestruturação no início deste ano.

As novas contratações restauram 40% do quadro de funcionários que foi cortado em janeiro, quando a Salesforce disse que eliminaria 8.000 empregos em meio a um esforço para aumentar os lucros. Mas os executivos disseram que ainda podem ocorrer outros cortes estratégicos. A empresa informou que tinha 70.456 funcionários no final de julho.

“Nosso trabalho é fazer a empresa crescer e continuar a obter grandes margens”, disse o CEO Marc Benioff na quinta-feira em uma entrevista na conferência anual da empresa em São Francisco. “Sabemos que temos que contratar milhares de pessoas.”

O contingente de novas contratações será dividido igualmente entre vendas, engenharia e aqueles que trabalham no serviço de dados em nuvem da empresa, disse o diretor de operações Brian Millham. “Temos algumas partes muito bem-sucedidas de nossos negócios no momento e queremos um aumento nessas áreas.”

A Salesforce está apostando que o interesse em inteligência artificial (IA) alimentará um novo ciclo de investimento em tecnologia, particularmente em seu produto de armazenamento de dados na nuvem, que ajuda os clientes a organizar informações de várias fontes. A empresa anunciou no início desta semana que os clientes existentes poderão usar gratuitamente alguma capacidade da nuvem de dados.

A empresa sediada em São Francisco, a principal fabricante de software de relacionamento com o cliente, está tentando reduzir despesas, aumentar o lucro e reavivar o crescimento da receita. Os investidores apoiaram os esforços da empresa, fazendo com que as ações subissem 65% este ano até o fechamento de quinta-feira.

Muitas das contratações serão “bumerangues”, ou seja, pessoas que trabalharam na Salesforce antes de ir para outra empresa, disse Benioff. Atrair bumerangues é uma nova métrica de sucesso para a empresa, acrescentou.

Benioff disse que recentemente contratou funcionários sênior da Snowflake e da Twilio que trabalharam anteriormente na Salesforce. Durante a conferência anual da empresa em São Francisco nesta semana, Benioff disse que realizou um “evento de ex-alunos para pessoas que estão empregadas em outras empresas para dizer - está tudo bem, volte”.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Salesforce: como os analistas de ações veem os números do balanço

Ações da designer de chips Arm saltam 25% em estreia ganhadora para o SoftBank

©2023 Bloomberg L.P.