IA potencializa WhatsApp como canal de vendas e negócios, diz VP global da Meta

Em entrevista à Bloomberg Línea, Nikila Srinivasan, VP de Produtos de Mensagens Empresariais, disse que novas soluções de IA permitem uma jornada mais eficiente para empresas e consumidores

Uma das novidades do WhatsApp é o uso de IA para criar anúncios clicáveis, o que, para a empresa, permite atingir um público mais amplo
06 de Junho, 2024 | 03:42 PM

Bloomberg Línea — A Meta (META) irá integrar novos recursos de Inteligência Artificial (IA) no WhatsApp direcionados a empresas, o que inclui um sistema de IA em português que estará disponível a partir de julho. As novidades fazem parte de um esforço para expandir o serviço de contas comerciais do aplicativo de mensagens, de modo que todas as etapas de uma venda sejam realizadas dentro da plataforma.

Durante o evento Conversations, realizado em São Paulo nesta quinta-feira (6), o CEO e cofundador da Meta, Mark Zuckerberg, disse em vídeo gravado que o Brasil “é um país que realmente abraçou o poder da comunicação para se conectar, expressar e fazer negócios”.

“Vocês fizeram do ‘zap zap’ algo próprio e são algumas das pessoas mais ativas do mundo nessa área. Os brasileiros enviam mais enquetes e quatro vezes mais mensagens de voz no WhatsApp do que qualquer outro país”, disse.

“Em abril, lançamos uma nova versão do Meta IA, alimentada pelo nosso modelo mais recente, o Llama 3. E nosso objetivo aqui é liderar o serviço de IA tanto em qualidade quanto em uso, e estamos empolgados em anunciar que vamos lançar o Meta IA em português no próximo mês”, afirmou.

PUBLICIDADE

Segundo Zuckerberg, a visão não é apenas construir um único sistema de IA mas também permitir várias IA com diferentes propósitos, incluindo para negócios.

Leia também: Por que a Nvidia, após subir US$ 2 tri em 1 ano, ainda é a ‘ação da vez’ no mundo

Em entrevista à Bloomberg Línea em passagem por São Paulo, Nikila Srinivasan, vice-presidente de Produtos de Mensagens Empresariais na Meta, disse que as novas ferramentas visam aumentar a eficiência e a eficácia das comunicações empresariais na plataforma.

“O Brasil é um dos nossos mercados mais importantes para o WhatsApp, especialmente para negócios e mensagens comerciais”, afirmou Srinivasan.

A primeira novidade envolve anúncios clicáveis para mensagens e para o WhatsApp, o que, segundo a Meta, permite que as empresas se conectem com mais consumidores. Este recurso visa expandir o público de uma empresa por meio de anúncios direcionados e clicáveis, explicou Srinivasan.

Outra área-chave são as interações dentro dos chats. Srinivasan enfatizou a visão da Meta de possibilitar que todas as transações comerciais ocorram dentro de uma conversa no WhatsApp.

‘Fazer tudo dentro do chat’

Ao fornecer uma plataforma para realizar negócios diretamente nas conversas, o WhatsApp quer simplificar os processos empresariais e melhorar a experiência do cliente. “Há muito poder em ser capaz de fazer tudo diretamente dentro de um chat”, disse.

PUBLICIDADE

O terceiro aspecto se concentra em melhorar o desempenho e fornecer resultados mensuráveis para as empresas. A ideia é tornar as mensagens um canal eficiente, especialmente para pequenas empresas com recursos limitados.

Segundo Srinivasan, a IA otimizará as mensagens de marketing, permitindo que as empresas enviem comunicações direcionadas e relevantes para seus assinantes, aumentando assim o engajamento e os resultados comerciais.

Além disso, a IA ajudará pequenas empresas que usam o aplicativo WhatsApp Business a criar anúncios mais eficazes, além de auxiliar na geração de fotos e conteúdo criativo.

“Acreditamos que o maior valor que a IA pode trazer para os negócios, e estamos no início dessa jornada, assim como grande parte da indústria, é melhorar significativamente a eficiência e o desempenho, especialmente para pequenas empresas que podem não ter disponibilidade 24/7 [24 horas por dia, sete dias por semana] ou grandes equipes”, disse Srinivasan.

Especificamente, os novos recursos de IA ajudarão as empresas a usar a tecnologia para enviar mensagens de marketing otimizadas.

Segundo a VP global da Meta para essa área, atualmente muitas empresas enviam as mesmas mensagens para suas listas de assinantes. A Meta pretende criar oportunidades para que os usuários recebam mensagens que realmente desejam. Inicialmente, esses recursos de IA serão gratuitos.

Integração com Pix

A Meta também trabalha na integração do Pix com o WhatsApp. O WhatsApp Pay, já disponível no Brasil, permite que os usuários enviem e recebam dinheiro diretamente pelo aplicativo.

Lançado primeiro na Índia em novembro de 2020, o WhatsApp Pay foi posteriormente introduzido no Brasil depois que o Banco Central suspendeu restrições relacionadas ao Pix.

Na Índia, o WhatsApp Pay usa o sistema UPI, similar ao Pix, desenvolvido pela National Payments Corporation of India (NPCI).

“Também estamos ajudando empresas, especialmente pequenas empresas que usam nosso aplicativo WhatsApp Business”, disse Srinivasan.

“Estamos lançando a capacidade de uma IA interagir em nome das empresas com seus clientes. Quando uma pessoa clica em um anúncio para o WhatsApp, ela pode entrar em um chat em que a IA pode atuar em nome da empresa. É transparente para o cliente que está falando com uma IA, o que ajuda a responder perguntas e consultas sobre o catálogo da empresa de forma mais eficiente.”

Do ponto de vista da empresa, essa interação por IA promete gerar melhores resultados e aumentar a eficiência, permitindo que as empresas economizem tempo e invistam recursos em outras áreas.

Os investimentos da Meta em IA estão alinhados com sua estratégia de longo prazo e visão para o WhatsApp como uma ferramenta para consumidores e empresas.

“Nos próximos meses, lançaremos o Meta AI em português, seguido por suas aplicações empresariais. Nossos testes iniciais não foram em português, mas isso vai chegar em breve”, disse Srinivasan.

A inteligência artificial será destacada nas ferramentas de negócios do aplicativo e ao criar anúncios, com sugestões com um claro indicador “gerado por IA”, segundo a executiva.

Um dos desenvolvimentos de IA mais importantes, de acordo com Srinivasan, é a capacidade de interagir com os clientes em nome das empresas.

Quando um cliente clica em um anúncio no WhatsApp, ele pode interagir com um agente de IA que representa a empresa de forma transparente. Essa IA pode responder a perguntas, fornecer informações sobre produtos ou serviços e facilitar interações mais suaves, economizando tempo e recursos das empresas.

Outro anúncio de Srinivasan é a introdução do Meta Verified para o WhatsApp, disponível no Brasil e em outros países.

Este recurso permite que as empresas verifiquem sua legitimidade, por meio de um selo que indica uma empresa confiável e verificada.

O Meta Verified, desenvolvido para construir a confiança do consumidor, oferece recursos premium, e isso inclui múltiplas contas, URLs personalizadas e maior visibilidade nos resultados de pesquisa.

“Um feedback que recebemos consistentemente, seja no Brasil ou em outros mercados, é que os consumidores querem garantir que as empresas com as quais estão falando sejam legítimas. Por isso desenvolvemos o Meta Verified”, disse ela. O serviço será pago, a partir de em US$ 14,99 nos EUA.

A Meta planeja adicionar mais funcionalidades, como ligações para empresas que utilizam a API do WhatsApp.

Esse recurso, atualmente em teste, permitirá uma resolução de problemas mais profunda por meio de chamadas de voz. O objetivo é adicionar outra dimensão à comunicação empresarial na plataforma, segundo a executiva.

Leia também

Meta aumenta a projeção de gastos para o ano e ações chegam a cair até 19%

Isabela  Fleischmann

Jornalista brasileira especializada na cobertura de tecnologia, inovação e startups