Mercedes prepara carro com ‘mordomo pessoal’ movido a IA do Google

O Assistente Virtual MBUX foi projetado para conversar com o motorista e usar a inteligência artificial para oferecer sugestões mesmo sem uma solicitação clara

Por

Bloomberg — Algumas empresas estão trabalhando em carros futuristas que podem voar e outros que dirigem sozinhos. A Mercedes-Benz está pronta para vender um carro com o qual as pessoas podem conversar.

Por meio de uma parceria com o Google, a montadora planeja lançar um novo cupê CLA que incorpora um “assistente virtual” baseado em inteligência artificial para dar instruções e responder às perguntas dos motoristas.

A Mercedes diz que o carro, disponível no final deste ano, será capaz de encontrar destinos até mesmo para indicações vagas, como um restaurante bem avaliado ou um carregador de veículo elétrico confiável.

Leia também: Piloto automático e ‘modo game’: BYD vai investir US$ 14 bi em carros inteligentes

“Pense nesse assistente virtual como seu mordomo pessoal no carro para fazer tudo e qualquer coisa no carro”, disse o CEO da Mercedes, Ola Källenius, em uma entrevista por telefone. Ele o comparou a Jarvis, o assistente de IA fictício usado pelo super-herói Homem de Ferro nos filmes da Marvel.

O sistema Mercedes-Google, que vem sendo desenvolvido há anos, pode ir um passo além dos serviços de navegação sob comando já oferecidos em muitos veículos.

O chamado Assistente Virtual MBUX foi projetado para ouvir o motorista e usar a IA para oferecer sugestões mesmo sem uma solicitação clara. Por exemplo, ele pode pesquisar avaliações on-line de restaurantes próximos para ajudar os usuários a encontrar um lugar para jantar e até mesmo descobrir o prato pelo qual o chef é mais conhecido.

Leia também: LG Electronics acerta parceria com Microsoft para casa inteligente com IA

“Digamos que estamos indo a um restaurante italiano. O trânsito está ruim”, disse Thomas Kurian, CEO do Google Cloud. “Você pode me dizer se há um restaurante parecido por perto? Ele o encontrará. O sistema pode ajudá-lo a encontrar coisas que a pessoa não tenha navegado.”

A Mercedes planeja lançar o sistema na Europa em meados deste ano e adicionar o sistema aos veículos dos EUA no segundo semestre.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também: Fabricante da estrela da Mercedes é a mais recente vítima da crise do setor auto