Jony Ive, o lendário designer do iPhone, investe agora em mixers para bebidas

Startup Cruz, investida por Ive, foi lançada no início deste ano por ex-funcionários da Apple, e utiliza cores, materiais e embalagens que lembram o design da big tech

a
Por Mark Gurman
03 de Outubro, 2023 | 12:42 PM

Bloomberg — Jony Ive, o lendário designer de produtos que ajudou a projetar o iPhone e o iPad, da Apple, está direcionando sua atenção para um tipo diferente de dispositivo: um liquidificador móvel para smoothies de frutas.

O executivo, que deixou a Apple em 2019 para se concentrar em seu próprio estúdio de design, está investindo em uma startup chamada Cruz, que fabrica o BlenderCap, de $129. Esse dispositivo alimentado por bateria se encaixa na parte superior de garrafas esportivas de tamanho padrão, como a Hydro Flask, e as transforma em liquidificadores portáteis.

A startup Cruz foi lançada no início deste ano por ex-funcionários da Apple, Matthew Moore e Dakota Adams, e utiliza cores, materiais e embalagens que lembram sua antiga empresa. Ambos desempenharam papéis na equipe de design de manufatura da Apple, que trabalha em invólucros de dispositivos, componentes e ferramentas de produção.

s

O mercado de liquidificadores e espremedores é bastante concorrido, e algumas tentativas anteriores de inovação não tiveram sucesso com os consumidores. Uma startup chamada Juicero, que vendia uma prensa de frutas de $699, teve um famoso fracasso em 2017. No entanto, a Cruz vê o BlenderCap como uma nova categoria de produto e está desenvolvendo uma coleção de outros dispositivos.

PUBLICIDADE

A ideia é se destacar com produtos de alta qualidade e uma estética aprimorada na Apple, disse Moore. Muitos produtos de liquidificadores não duram e “acabam em um aterro sanitário”, afirmou ele.

“Estamos tentando criar produtos no espírito da Apple”, disse Moore.

Os termos do investimento de Ive e o “valluation” da startup não foram divulgados. Além de Ive, Nick Forlenza, ex-Vice-Presidente de Design de Manufatura da Apple, também está investindo no dispositivo. Ele deixou a fabricante do iPhone em 2020. Devin Wenig, que foi CEO da eBay até 2019, é outro apoiador.

Ive, que não está envolvido no design do produto, disse que os cofundadores têm “um conhecimento extraordinário de cadeia de suprimentos e uma profunda compreensão das práticas e processos da indústria”. Isso é “extremamente raro e incrivelmente valioso”, afirmou ele.

Ele elogiou o trabalho deles como “profundamente cuidadoso, gentil, tenaz e rigoroso ao lidar com problemas difíceis”.

Os produtos da Cruz são baseados no que Moore chamou de módulo de bateria “de célula para sistema”, uma tecnologia proprietária que pode acomodar mais energia em um espaço pequeno. Assim como o iPhone mais recente, ele utiliza o USB-C para recarga.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Macy’s, grande varejista de moda dos EUA, quer triplicar o número de lojas de bairro