Google enfrenta processo de £ 5 bi no Reino Unido por alegado domínio em buscas

Ação coletiva alega que o gigante da tecnologia dos EUA abusou de seu ‘domínio quase total’ nas buscas para cobrar a mais de centenas de milhares de empresas por anúncios digitais

Por

Bloomberg — O Google, da Alphabet, se tornou alvo de uma nova ação coletiva no Reino Unido, que alega que a gigante da tecnologia dos EUA abusou de seu “domínio quase total” na busca online para cobrar a mais de centenas de milhares de empresas por anúncios digitais.

O Google deve dinheiro às empresas sediadas no Reino Unido que usaram seus serviços de publicidade depois de 2011, uma vez que aumentou seu custo ao excluir a concorrência e priorizar sua própria oferta, de acordo com a ação movida no Tribunal de Apelação da Concorrência.

Or Brook, uma acadêmica de direito da concorrência, entrou com a ação como representante da classe, e seus advogados estimam que a compensação pode chegar a £ 5 bilhões (US$ 6,6 bilhões). A reivindicação ainda precisa ser aprovada como uma ação coletiva por um juiz de Londres para seguir adiante.

Leia também: Google realiza 5 trilhões de buscas e mantém força na Geração Z, diz CEO no Brasil

"Esse é mais um caso especulativo e oportunista, contra o qual argumentaremos vigorosamente", disse um porta-voz do Google. "Os consumidores e anunciantes usam o Google porque ele é útil, não porque não há alternativas", disse o porta-voz.

O processo se soma ao número crescente de ações coletivas contra grandes empresas de tecnologia no Reino Unido. Isso ocorre no momento em que o Google já está enfrentando possíveis soluções severas nos EUA por sua monopolização dos mercados de pesquisa e de anúncios.

"Essa é a primeira ação desse tipo no Reino Unido que busca reparação pelos danos causados especificamente às empresas que foram forçadas a pagar preços inflacionados", disse o advogado de Brook, Damien Geradin. A Burford Capital, financiadora de litígios, financiará a ação.

Leia também: Alphabet, do Google, acerta compra da startup de cibersegurança Wiz por US$ 32 bi

O Google garantiu seu domínio na publicidade de busca ao restringir a concorrência na busca online e tornando sua plataforma “o único meio viável de publicidade para a grande maioria dos consumidores”, de acordo com Brook.

O Google enfrenta várias ações coletivas no Reino Unido, incluindo uma que alega que os compradores online arcam com o custo de suas altas taxas de publicidade e outra que acusa a empresa de tecnologia de cobrar comissões excessivas dos desenvolvedores de aplicativos. O Google nega as alegações.

Enquanto o tribunal antitruste julgará os processos, a Autoridade de Concorrência e Mercados no início deste ano embarcou em investigações separadas para decidir se o Google deve ser designado com o chamado status de mercado estratégico nos mercados de busca e de ecossistema móvel, de acordo com regras mais rígidas para empresas digitais.

Veja mais em bloomberg.com