Bloomberg — Elon Musk vem insinuando há meses que deseja desenvolver algo semelhante ao popular chatbot de inteligência artificial (IA) generativa ChatGPT e agora ele declarou a criação da empresa xAI, que tem como objetivo “entender a verdadeira natureza do universo”.
Em seu site, a xAI afirma que sua nova equipe será liderada por Musk e composta por executivos que já colaboraram com uma ampla gama de empresas na vanguarda do campo da IA, como a DeepMind do Google, a Microsoft (MSFT) e a Tesla (TSLA), além de entidades educacionais como a Universidade de Toronto.
Em março passado, Musk e Jared Birchall, que administra o escritório da família de Musk, fundaram uma empresa chamada xAI, de acordo com um documento registrado na Secretaria de Estado de Nevada.
Musk sempre questionou publicamente a OpenAI, a startup de inteligência artificial em ascensão e criadora do ChatGPT. Também chegou a pedir publicamente a suspensão de pesquisas sobre a IA.
O jornal Financial Times informou em abril passado que o bilionário estava em negociações com investidores da Tesla e da Space Exploration Technologies para ajudar a financiar uma startup de inteligência artificial, de acordo com fontes não identificadas familiarizadas com o assunto.
De acordo com o jornal, Musk comprou milhares de processadores da Nvidia (NVDA) para esse novo projeto.
Apesar de seu trabalho com IA, Musk estava entre um grupo de pesquisadores e líderes do setor de tecnologia que, no início deste ano, pediu aos desenvolvedores que parassem de treinar modelos poderosos de IA.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Musk, Wozniak e líderes tech pedem pausa em IA e sistemas como ChatGPT
Febre da inteligência artificial responde por todo o ganho do S&P500, diz SocGen