Bloomberg — A sensação chinesa de IA, a DeepSeek, planeja liberar os principais códigos e dados para o público a partir da próxima semana, um passo incomum para compartilhar mais de sua tecnologia principal do que rivais como a OpenAI fizeram.
A startup de 20 meses, que surpreendeu o Vale do Silício com a sofisticação de seus modelos de IA no mês passado, planeja disponibilizar seus repositórios de código para todos os desenvolvedores e pesquisadores. Isso permite que qualquer pessoa faça o download e construa ou melhore o código por trás do bem conceituado R1 ou de outras plataformas, disse em um post no X.
Com a mudança, a DeepSeek se empenha mais na abordagem de código aberto para o desenvolvimento de IA que ganhou mais defensores desde que seus modelos superaram os concorrentes da OpenAI e da Meta Platforms em testes de benchmark.
Leia também: Como a recuperação da Nvidia ofuscou o pânico causado pela DeepSeek
Empresas como a Meta já disponibilizam seus modelos ao público, permitindo que os usuários personalizem a plataforma para seus próprios aplicativos. A OpenAI começou com código-fonte parcialmente aberto, embora tenha se afastado dessa missão desde então.
Mas a DeepSeek diz que pretende ir além, divulgando o código subjacente, os dados usados para criá-lo e a maneira como desenvolve e gerencia esse código.
Isso também pode aumentar a corrida entre os EUA e a China para desenvolver modelos de IA cada vez mais avançados. Ao disponibilizar gratuitamente seus segredos de codificação, a DeepSeek está ajudando a garantir uma adoção mais ampla de sua tecnologia, que já está gerando preocupações com a segurança entre governos dos EUA e da Austrália.
"Somos uma pequena equipe que explora a AGI. A partir da próxima semana, abriremos 5 repositórios, compartilhando nosso progresso pequeno, mas sincero, com total transparência", anunciou a DeepSeek em seu X handle na sexta-feira.
Um repositório de código e dados é um espaço de armazenamento digital onde os dados e recursos necessários para treinar, executar e avaliar modelos de IA são organizados e gerenciados. A startup sediada em Hangzhou disse que sua tecnologia foi totalmente testada, implementada e documentada.
Leia também: Alegações de custo mais baixo do DeepSeek são ‘exageradas’, diz chefe de IA do Google
O surpreendente progresso da DeepSeek forçou rivais maiores e mais estabelecidos, como a Baidu Inc., a adotar a estrutura de código aberto. Mas concorrentes globais, como a OpenAI e a Anthropic, ainda mantêm seus modelos de IA, repositórios e dados proprietários.
Os investidores das maiores startups de IA dos EUA, como a Anthropic PBC e a xAI, investiram dezenas de bilhões de dólares no setor, na esperança de um grande pagamento.
A DeepSeek, que surgiu de um fundo hedge quantitativo administrado pelo fundador Liang Wenfeng, até agora não revelou apoio externo e pode enfrentar menos pressão para criar um modelo de receita.
"Nada de torres de marfim - apenas pura energia de garagem e inovação orientada pela comunidade", publicou a startup no X.
Veja mais em bloomberg.com