Bloomberg — A startup chinesa DeepSeek cujo modelo de inteligência artificial agitou os mercados globais na semana passada, disse que restringiria o acesso ao seu serviço de interface de programação de aplicativos devido à escassez de capacidade do servidor.
Em uma postagem em seu site, a empresa disse que suspendeu a capacidade dos clientes de recarregar seus créditos de API para evitar qualquer impacto mais amplo em seus serviços. Quaisquer valores armazenados existentes não serão afetados, acrescentou.
Leia também: A DeepSeek trouxe avanços à IA. Mas as falhas de segurança não devem ser ignoradas
“O valor da recarga existente pode continuar a ser usado, por favor, entendam!”, disse a empresa.
Os serviços da DeepSeek têm sido sobrecarregados com a demanda desde o final de janeiro, depois que ela revelou um chatbot de inteligência artificial que, segundo ela, pode rivalizar com o ChatGPT da OpenAI e foi desenvolvido por uma fração do custo dos produtos concorrentes.
Anteriormente, a empresa havia restringido as inscrições de novos usuários a pessoas com um número de telefone da China continental.
Embora o entusiasmo em torno do mais recente modelo de IA da empresa chinesa tenha provocado uma queda de US$ 1 trilhão nas ações de tecnologia dos EUA e da Europa, também provocou esforços dos EUA para fechar brechas em suas restrições às vendas de chips usados para aplicativos de IA.
As autoridades norte-americanas investigam se a DeepSeek adquiriu semicondutores da Nvidia por meio de terceiros em Cingapura, contornando as restrições à exportação de chips de IA para a China, disseram à Bloomberg News pessoas familiarizadas com o assunto.
Leia também: Low profile e gênio quant: como o fundador da DeepSeek colocou a China na vanguarda de IA
A DeepSeek, cujos preços baixos alarmaram alguns rivais, também disse na postagem que os descontos para acesso ao seu modelo terminariam em 8 de fevereiro.
Depois disso, ela disse que o acesso ao modelo de bate-papo seria de 2 yuans por milhão de tokens de entrada e 8 yuans por milhão de tokens de saída. Quando o modelo de raciocínio estiver on-line, os encargos serão de 4 yuans por milhão de tokens de entrada e 16 yuans por milhão de tokens de saída.
--Com a ajuda de Luz Ding e Yazhou Sun.
Veja mais em bloomberg.com