De olho na OpenAI, Anthropic prepara chatbot ativado por voz

Empresa pretende lançar assistente de voz para seu chatbot Claude junto a uma série de novos recursos, incluindo uma ferramenta de pesquisa na Web e um assistente de codificação

O novo recurso, chamado de “modo de voz”, poderá ser lançado ainda este mês e, inicialmente, será implementado de forma limitada (Foto: Gabby Jones/Bloomberg)
Por Shirin Ghaffary - Natalie Lung
15 de Abril, 2025 | 05:03 PM

Bloomberg — A Anthropic está se aproximando do lançamento de um novo produto de assistente de voz para seu chatbot Claude, quase um ano depois que a rival OpenAI começou a lançar uma opção semelhante para os usuários do ChatGPT.

O novo recurso, chamado de “modo de voz”, poderá ser lançado ainda este mês e, inicialmente, será implementado de forma limitada, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, que não estava autorizada a discutir assuntos particulares. Os planos atuais incluem a introdução de três vozes chamadas Airy, Mellow e Buttery, com sotaque britânico, de acordo com a pessoa e uma análise da Bloomberg News do código iOS disponível publicamente do aplicativo. No entanto, os planos de lançamento podem mudar.

PUBLICIDADE

Os executivos da Anthropic disseram anteriormente que a empresa está trabalhando em uma opção de voz, mas o cronograma específico e os detalhes do lançamento não foram informados. O recurso planejado foi descoberto no código do Anthropic pelo pesquisador de aplicativos M1Astra e compartilhado com a Bloomberg News, que confirmou as descobertas. A Anthropic não quis comentar.

Leia também: Na disputa da IA generativa, Anthropic terá novo aporte de US$ 4 bi da Amazon

Os assistentes de voz surgiram como um recurso fundamental para desenvolvedores de IA, como a OpenAI e o Google, da Alphabet, com a promessa de mudar a forma como as pessoas interagem com os chatbots e tornar os usuários mais produtivos. Mas a ascensão dos produtos de voz de IA também levantou preocupações sobre a imitação da forma como outras pessoas falam. No ano passado, a OpenAI adiou o lançamento de seu assistente de voz por vários meses para analisar os possíveis riscos.

PUBLICIDADE

A Anthropic, fundada em 2021 por ex-funcionários da OpenAI, posicionou-se como uma empresa confiável e preocupada com a segurança, na qual os usuários podem confiar. A startup também se concentrou na venda de produtos para empresas.

Nos últimos meses, a Anthropic lançou uma série de novos recursos, incluindo uma ferramenta de pesquisa na Web e um assistente de codificação, para acompanhar o ritmo da OpenAI e de outros concorrentes.

Leia também: Grok-3: Musk aposta em novo chatbot de IA para enfrentar OpenAI e DeepSeek

PUBLICIDADE

Na terça-feira, a Anthropic anunciou que está lançando um novo recurso de IA chamado “research” (pesquisa), que faz buscas na Web, bem como em dados de clientes corporativos, para fornecer respostas completas e abrangentes apoiadas por citações. O serviço é semelhante ao Deep Research da OpenAI, que foi anunciado em fevereiro.

A Anthropic disse que também está acrescentando a capacidade de os usuários do Claude pesquisarem em seu Gmail, Google Calendar e Google Docs para simplificar o trabalho.

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também: DeepSeek diz que margem teórica de lucro de seus modelos de IA é de 545%