Bloomberg — Os clientes chineses foram às lojas da Apple (AAPL) para comprar o iPhone 15 mais recente, apesar das restrições do governo local, um sinal encorajador para a empresa mais valiosa do mundo em seu maior mercado no exterior.
Centenas de pessoas fizeram fila em um ponto de venda no bairro de Wangfujing, em Pequim, esperando os vendedores enquanto os cambistas ficavam por perto. Também em Xangai, multidões lotaram a loja principal da Apple na East Nanjing Road.
Na loja de Pequim, um comprador de 20 anos, de sobrenome Liu, disse que trocou um iPhone antigo pelo iPhone 15 Pro porque queria câmeras melhores. O processador aprimorado também o tornaria mais potente para jogos. “Prefiro um dispositivo com melhor desempenho”, disse ele.
O lançamento do iPhone 15 é um teste importante para a Apple, para saber se as especificações e os recursos atualizados podem ajudar a empresa a voltar a crescer, e a China, que responde por cerca de um quinto das vendas da big tech, será de particular interesse.
O Partido Comunista está ampliando a proibição do uso do iPhone em determinadas agências e empresas estatais, e a rival Huawei Technologies acaba de lançar seu tão elogiado Mate 60 Pro.
Parecia haver menos cambistas do lado de fora da loja de Wangfujing em comparação com os lançamentos anteriores da Apple. Um deles pediu um adicional de 1.000 yuans (US$ 137) de um cliente em potencial que queria um iPhone 15 Pro. Os prêmios pedidos por outros cambistas foram igualmente modestos. Outro, vendendo um iPhone 15 Pro Max com 1 terabyte de armazenamento, pediu um adicional de 800 yuans. O iPhone 15 Pro com 512 gigabytes custava apenas 400 yuan a 500 yuan a mais.
Outro cambista se aproximou de um comprador que estava saindo da loja, mas quando soube que o comprador tinha um Pro Max em titânio natural, desistiu. Ele disse que a cor não é popular. “É muito estranho que a nova cor não seja vendida hoje”, disse o cambista de 20 e poucos anos. O homem disse que vendeu apenas um aparelho nas duas primeiras horas do lançamento.
Em Xangai, os cambistas também estavam obtendo lucros modestos. O iPhone 15 Pro Max em titânio ou branco custa cerca de 800 yuans acima do preço de varejo da Apple, disse um cambista. No entanto, não há um mercado de revenda imediato para o iPhone azul, de acordo com o site de mídia social Xiaohongshu.
Um homem de 37 anos, de sobrenome Wang, acabou de receber seu iPhone 15 Pro Max. Quando perguntado se considerava comprar o novo telefone da Huawei, ele disse que já tinha um Mate 60 Pro também. Ele disse que o telefone da Huawei é para uso diário e que usa o iPhone para jogar e tirar fotos ou vídeos. O iPhone tem melhor desempenho em jogos com seu chip mais rápido, disse ele.
--Com a colaboração de Kelly Li
Veja mais em Bloomberg
Leia também
Saiba por que o novo smartphone da Huawei se tornou alvo de preocupação na Casa Branca
Por que o lançamento do iPhone 15 é decisivo para a Apple? Veja em 5 gráficos
© 2023 Bloomberg L.P.