Boom da IA livra as vendas da TSMC de tombo maior que o esperado por analistas

A receita da fabricante líder de chips caiu 10% no 2T23 frente ao ano anterior, mas a queda foi menos dramática do que se temia

Boom da IA livra as vendas da TSMC de tombo maior que o esperado por analistas
Por Debby Wu
10 de Julho, 2023 | 05:37 AM

Bloomberg — O boom de aplicativos de inteligência artificial (IA) levou a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), a maior fabricante mundial de microprocessadores, a surpreender os analistas com vendas melhores que o esperado.

A receita do grupo no segundo trimestre totalizou NT$480,8 bilhões (US$15,3 bilhões), de acordo com os cálculos da Bloomberg. Isso representou um declínio de 10% frente ao ano anterior, embora a queda não tenha sido tão dramática quanto se temia, superando a estimativa média dos analistas de NT$476,2 bilhões. As vendas em junho foram de NT$156,4 bilhões.

A TSMC é a principal fabricante contratada dos chips aceleradores de IA da Nvidia Corp. (NVDA), amplamente considerados como o melhor hardware para o treinamento de grandes modelos de dados, como o que sustenta o ChatGPT da OpenAI.

As ações da empresa taiwanesa permaneceram inalteradas na segunda-feira, antes de divulgar os números das vendas mensais. Os analistas do Goldman Sachs elevaram anteriormente seu preço-alvo para a empresa para NT$700. As ações subiram mais de 25% desde o início do ano, apesar da cautela da empresa de que a receita para 2023 pode cair de um a dois dígitos em termos de dólares americanos.

PUBLICIDADE

“Vemos a TSMC como o principal facilitador de IA entre nossa cobertura de semicondutores de Taiwan, graças à sua posição de liderança em nós de ponta e tecnologia de embalagem avançada”, disseram os analistas da Goldman Sachs Bruce Lu e Evelyn Yu antes dos resultados. A empresa tem 37 recomendações de compra, uma de manutenção e nenhuma de venda, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

O que diz a Bloomberg Intelligence

Os ventos contrários da demanda por smartphones estão se mostrando mais fortes do que o previsto, prejudicando os pedidos robustos de chips de IA. Embora as vendas relatadas pela TSMC tenham superado o consenso, uma vez ajustados os efeitos cambiais, os resultados estão no ponto médio da faixa de orientação.

Isso ressalta a importância do setor de smartphones fraco em seu desempenho geral. Daqui para frente, as condições do mercado merecem um exame mais minucioso, especialmente quaisquer indicadores de recuperação da demanda por smartphones, para avaliar seu impacto potencial sobre a trajetória dos lucros do segundo semestre.

- Charles Shum, analista do BI

-- Com a ajuda de Jeanny Yu.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

As perguntas que o mercado espera que Buffett responda na sua carta anual