SoftBank sobe 17% na semana com expectativa de ganhos com novo mercado de IA

Para analistas, o boom da inteligência artificial pode favorecer o conglomerado japonês, um dos mais importantes investidores em tecnologia do mundo

Por

Bloomberg — O SoftBank registrou seu maior ganho semanal desde março de 2020, ajudado pela expectativa de analistas e investidores em torno do potencial do conglomerado japonês como uma ação de inteligência artificial (IA).

Suas ações subiram 4,30% na sexta-feira em Tóquio, elevando seu ganho em cinco dias para quase 17%. A empresa de investimentos Jefferies acendeu a última faísca, atualizando a recomendação para o SoftBank de “manter” para “comprar”, dizendo que é um “provável beneficiário” do recente frenesi em ações de IA após a previsão de vendas otimista da Nvidia (NVDA) no mês passado.

O entusiasmo dos investidores por tudo o que se refere à IA, após o lançamento do ChatGPT no final do ano passado, gerou enormes ganhos nas ações relacionadas em todo o mundo. No início desta semana, a Nvidia tornou-se a primeira fabricante de chips a atingir uma avaliação de mercado de US$ 1 trilhão.

O SoftBank planeja listar sua unidade de design de chips Arm na Nasdaq ainda neste ano, disseram à Bloomberg News pessoas familiarizadas com o assunto. O maior investidor em tecnologia do mundo está testando o apetite do mercado para levantar até US$ 10 bilhões na IPO. A SoftBank não confirmou publicamente sua escolha de bolsa de valores, embora tenha revelado que a Arm entrou com um pedido confidencial para uma oferta em Nova York.

“A Arm será posicionada como uma peça de IA no IPO”, escreveu o analista da Jefferies, Atul Goyal, em uma nota. Goyal assume US $ 60 bilhões como uma avaliação de “caso básico” para a Arm.

A Jefferies se tornou pelo menos a terceira empresa financeira a elevar a SoftBank para compra nas últimas três semanas, seguindo a Morningstar e o HSBC. A ação agora tem 18 recomendações de compra, contra cinco de manutenção e nenhuma de venda.

O SoftBank Group disse que está interessado em aumentar os investimentos em IA, embora as grandes perdas em participações nos últimos trimestres, que levaram à queda das ações da empresa, tenham tornado a empresa cautelosa. O investimento existente do carro-chefe de Masayoshi Son na Arm está agora lhe proporcionando uma maneira fundamental de aproveitar o tema.

O diretor executivo da Arm, Rene Haas, destacou a IA em um discurso de abertura em uma conferência comercial em Taiwan no início desta semana. A unidade de telecomunicações japonesa do SoftBank também anunciou uma parceria com a Nvidia em uma plataforma para IA generativa e aplicativos 5G/6G usando chips baseados na Arm.

Os recursos oriundos do IPO da Arm podem ajudar a melhorar as perspectivas de retorno para os acionistas do SoftBank, escreveu o analista da SMBC Nikko, Satoru Kikuchi, em uma nota esta semana. No passado, o SoftBank financiou recompras vendendo algumas de suas ações do Alibaba Group, embora tenha recentemente reduzido substancialmente sua posição no gigante chinês da Internet.

- Com a colaboração de Min Jeong Lee e Aya Wagatsuma.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

S&P rebaixa risco de crédito do SoftBank à categoria ‘junk’ e empresa critica