A IA vai criar empregos? Estes serão os cargos com maior demanda em 2024

Setor de tecnologia continua a liderar a busca por profissionais especializados, em meio à falta de talentos para as empresas; novas análises indicam as áreas mais críticas

O primeiro trimestre costuma registrar um aumento de 25% nas publicações de vagas em muitas empresas (Foto: Andrey Rudakov/Bloomberg)
29 de Dezembro, 2023 | 07:45 AM

Bloomberg Línea — Os avanços na digitalização das empresas e o protagonismo da Inteligência Artificial (IA) vão continuar a ser uma tendência em 2024. E o setor de tecnologia, diferentemente do que muitos especialistas apontam, vai impulsionar a criação de empregos, embora estes sejam em ampla medida especializados.

Uma análise da Freshworks, uma empresa de software empresarial, concluiu que a procura de especialistas em IA em cargos como analistas de dados e engenheiros de software deverá aumentar no ano que começa. Essa tendência é marcada pelo fato de as profissões que mais crescem atualmente serem orientadas para a tecnologia, mas cada vez mais combinadas com a IA e a IA generativa.

O resultado da análise reforça o que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentou como diagnóstico em relatório: que a IA generativa é vista como um complemento aos empregos e que a maioria das indústrias no nível global está apenas “parcialmente” exposta à automação - e daí que é mais provável que os empregos sejam mais complementados do que substituídos pela IA.

“O maior impacto desta tecnologia não será provavelmente a destruição de postos de trabalho, mas, sim, potenciais mudanças na qualidade dos empregos, em particular na intensidade e autonomia do trabalho”, afirmou a agência.

PUBLICIDADE

Quais empregos de IA devem ser os mais procurados?

Os especialistas em IA e aprendizagem automática estão entre os postos de trabalho que deverão estar no topo da lista dos mais procurados no setor de tecnologia no próximo ano. Além disso, a Freshworks, analisou os empregos oferecidos na plataforma Revelio e identificou os que dependerão da IA para serem mais eficientes e demandados:

  1. Engenheiro de aplicação
  2. Engenheiro de software
  3. Cientistas
  4. Analista de dados
  5. Analista de garantia de qualidade
  6. Engenheiro de infraestruturas
  7. Especialista em investimentos
  8. Diretor comercial
  9. Consultor de soluções
  10. Gerente de produto
ChatGPT

De acordo com a empresa, 71% dos profissionais de TI em todo o mundo já utilizam a IA para otimizar a jornada de trabalho.

Paralelamente, não se pode perder de vista que, em 2030, o mundo terá um déficit de talento de cerca de 85 milhões de postos de trabalho, sendo o sector tecnológico o mais afetado, estimou a Korn Ferry. Na América Latina, até 2028, poderão ser necessários 2,5 milhões de novos especialistas em tecnologia da informação e comunicação, segundo a consultora internacional IDC.

Como procurar emprego no primeiro trimestre de 2024?

Embora a procura por emprego na área da tecnologia esteja em alta, o processo pode ser desafiador, pois envolve também competências transversais e outros fatores que as empresas também procuram.

Janeiro é um dos meses com menos contratações, em comparação com outros meses como março, setembro e outubro, mas é um mês em que muitos processos de recrutamento começam, explicou Salvador de Antuñano, diretor de Recursos Humanos do Grupo Adecco México.

No entanto ele também apontou que o primeiro trimestre do ano, em particular, tende a ver um aumento de 25% no número de vagas publicadas em muitas empresas, pois é um período de planejamento de estruturas e necessidades de crescimento.

Confira as recomendações para procurar emprego em 2024:

PUBLICIDADE
  • Estabeleça uma meta: faça uma lista das empresas nas quais gostaria de trabalhar e candidate-se apenas às vagas que correspondam ao seu perfil e aos seus requisitos. Isso otimizará o tempo de busca e aumentará as chances de encontrar o emprego ideal.
  • Use portais de emprego: existem centenas de sites de busca de emprego que podem ajudá-lo a encontrar vagas de acordo com seu perfil profissional, localização e até mesmo de acordo com os cargos e os salários desejados.
  • Faça networking: conhecer pessoas é uma ótima maneira de conseguir um emprego; seja direta ou indiretamente, você pode conhecer a pessoa certa para enviar seu currículo para a área de recrutamento de uma empresa desejada ou em busca do perfil do candidato.
  • Atualize seu currículo: o currículo é a carta de apresentação, portanto, é importante destacar os pontos fortes e incluir dados realmente relevantes.
  • Prepare-se para a entrevista: durante a reunião, você deve tentar se posicionar como um especialista em um nicho de mercado, portanto, sugere-se ter casos concretos e exemplos que permitam que você se diferencie dos outros candidatos.

De acordo com Salvador, também é aconselhável enfatizar as habilidades técnicas e digitais, bem como as habilidades interpessoais para o desempenho de um trabalho, como cultura digital, pensamento analítico, orientação para realizações, liderança positiva e trabalho em equipe.

Leia também

Sucessão na AB InBev: Marcel Telles transfere participação para o filho

Sebastián Osorio Idárraga

Comunicador social e jornalista. Ex-editor da revista Hogar en Semana. Ex-jornalista econômico da Revista Dinero e da Radio Nacional de Colombia. Podcaster.