X fechará sede em São Francisco e funcionários serão realocados, segundo fontes

Segundo fontes que falaram à Bloomberg News, os funcionários serão realocados para escritórios existentes em San José e Palo Alto

Prédio de esquina com cerca de seis andares
Por Kurt Wagner
06 de Agosto, 2024 | 02:23 PM

Bloomberg — O X, antigo Twitter, fechará seu escritório em São Francisco e encerrará a presença da empresa na cidade onde foi fundada em 2006.

A CEO Linda Yaccarino enviou um e-mail aos funcionários dizendo que a rede social deixará seu espaço na Market Street, em São Francisco, de acordo com uma pessoa familiarizada com a empresa que falou à Bloomberg News.

Os funcionários serão realocados para um escritório existente em San José e para outro que fica em Palo Alto, ambos no Vale do Silício, de acordo com a pessoa, que pediu para não ser identificada porque o e-mail não foi compartilhado publicamente.

Leia mais: Musk condiciona megafábrica da Tesla no México a resultado eleitoral dos EUA

PUBLICIDADE

O X não respondeu a um pedido de comentário. O jornal New York Times divulgou primeiramente a notícia..

Elon Musk, que adquiriu a empresa em 2022, tem se manifestado nos últimos meses sobre seu descontentamento com São Francisco e culpou a cultura de esquerda da cidade por tornar o Twitter muito liberal.

Ele também criticou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, por conta da legislação estadual. No mês passado, o bilionário disse que a X mudaria sua sede para o Texas, e a empresa já havia colocado 42.730 m² de espaço de escritório para locação em sua base em São Francisco.

A mudança marca o fim da longa história da X na cidade onde o Twitter foi criado há quase 20 anos. O aplicativo de mídia social tem seu escritório na Market Street desde 2012 – ele concordou em se mudar para o bairro de Mid-Market depois de receber uma redução de impostos, assim com outras empresas de tecnologia.

Por um tempo, a área floresceu com funcionários de escritório, restaurantes movimentados e novos complexos de apartamentos.

Mas agora o bairro enfrenta dificuldades, pois a cidade vem lidando com o lento retorno dos trabalhadores após a pandemia da covid-19.

Embora o boom de inteligência artificial tenha ajudado a revitalizar a área, São Francisco ainda tem a maior taxa de vacância de escritórios entre as grandes áreas metropolitanas dos EUA, com mais de 36%, de acordo com dados compilados pela CBRE.

PUBLICIDADE

Um porta-voz da prefeita de São Francisco, London Breed, disse que seu gabinete está ciente dos planos de Musk de realocar funcionários.

“Nosso foco continua sendo trabalhar e apoiar as muitas empresas que chamam São Francisco de lar, desde sedes globais até empresas líderes de IA e milhares de pequenas empresas”, escreveu o porta-voz em uma declaração enviada por e-mail.

De acordo com o gabinete da prefeita, o X vai realocar 120 funcionários para San José ou Palo Alto dado o pouco uso do espaço na Market Street.

Na segunda-feira (5), o escritório da Controladoria de São Francisco divulgou um relatório que constatou que, pela primeira vez desde 2022, o setor de tecnologia registrou dois meses consecutivos de crescimento de empregos, adicionando 8.700 vagas entre abril e junho.

Embora as taxas de vacância de escritórios permaneçam em níveis historicamente altos, as empresas de inteligência artificial (IA) criaram uma nova demanda por espaço comercial.

De acordo com o escritório de Breed, as startups de IA OpenAI, Anthropic e Scale AI alugaram no total cerca de 372.000 metros quadrados em São Francisco este ano.

Veja mais em Bloomberg.com