Bloomberg Línea — O Itaú Unibanco (ITUB4) espera avançar rapidamente com a evolução de sua plataforma digital nos próximos meses, segundo o CEO do maior banco privado do Brasil, Milton Maluhy Filho. Uma campanha de mídia deverá ser lançada, ainda sem previsão de data, para apresentar a nova experiência do chamado superapp.
Na última terça-feira (25), após participar de um painel sobre inteligência artificial na abertura do evento Febraban Tech, o executivo respondeu a perguntas feitas pela Bloomberg Línea sobre o andamento do projeto, que ele havia qualificado como o “projeto mais relevante de 2024″ em teleconferência com analistas realizada no dia 7 de maio. Internamente, o projeto é chamado de One Itaú.
Leia mais: Itaú avalia pagamento de dividendo extraordinário perto do final do ano, diz CEO
“Já começamos [o projeto do superapp]. Está ainda em estágio inicial. Vamos avançar rapidamente nos próximos meses”, disse Maluhy Filho à Bloomberg Línea no pavilhão do Transamerica Expo Center, na zona sul de São Paulo, onde foi realizada a feira sobre inovação do setor bancário.
Nesta quinta-feira (4), a nova experiência digital do superapp para pessoa física será o tema de entrevistas à imprensa com a participação de três executivos do banco: Estevão Lazanha, diretor de canais digitais e beyond banking; Rubens Fogli, diretor de cartões, contas e pagamentos; e João Araújo, diretor de negócios, plataformas e experiências digitais.
Leia mais: Setubal e Moreira Salles reforçam ‘agenda de eficiência’ e custos menores do Itaú
As novas funcionalidades esperadas para a plataforma do Itaú despertam o interesse do setor no momento em que os bancos incumbentes buscam colher o retorno de seus investimentos em transformação digital, a fim de garantir a maior presença possível na jornada de consumo dos clientes, existentes ou novos.
Segundo informações já divulgadas, uma das principais mudanças de paradigma da nova plataforma será permitir a clientes de qualquer produto do Itaú ter acesso a toda a “prateleira” existente, o que deve significar justamente ampliar os pontos de contato para aumentar a penetração de suas soluções.
Esse movimento estratégico, também acompanhado pelos concorrentes do Itaú, ocorreu nos últimos anos após o avanço de bancos digitais no mercado, como Nubank (NU), C6 Bank e Inter (INBR32).
No primeiro semestre, o Santander Brasil (SANB11) simplificou sua prateleira de produtos e apresentou a conta Free, com campanha de mídia lançada em abril, com o objetivo de atrair o segmento “massificado” do varejo.
-- Atualizada às 12h54 para corrigir os nomes e os cargos de executivos do Itaú.
Leia também
De olho em big tech e ‘AI first’: o plano do Nubank com a compra da Hyperplane
Dotz entra em nova fase na disputa para engajar o cliente e promove sucessão do CEO
Casa do Pão de Queijo: como a rede de cafés e lanches chegou à recuperação judicial