Vale nomeia veterano da mineração para liderar divisão de metais básicos

Shaun Usmar, que tem mais de 30 anos de experiência no setor, ficará baseado em Toronto, no Canadá, segundo comunicado divulgado nesta terça (23)

Operação de cobre da Vale no Canadá
Por Thomas Biesheuvel
23 de Julho, 2024 | 09:07 AM

Bloomberg — A Vale (VALE3) nomeou o veterano executivo do setor de mineração Shaun Usmar para assumir o comando de sua divisão de metais básicos, à medida que a mineradora brasileira busca aumentar a produção de cobre e níquel.

Usmar tem mais de 30 anos de experiência no setor, sendo que sua última função foi a de fundador e CEO da Triple Flag Precious Metals, uma empresa de streaming sediada em Toronto.

PUBLICIDADE

Anteriormente, ele trabalhou na Barrick Gold, em que foi diretor financeiro entre 2014 e 2016, e também ocupou cargos na Xstrata e na BHP Billiton.

Leia também: Vale busca sinal verde para projeto de mineração de US$ 1,3 bi em Minas Gerais

Na Vale Metais Básicos, ele supervisionará uma operação com ativos no Canadá, Brasil e Indonésia.

PUBLICIDADE

“Estou extremamente entusiasmado com o potencial que o negócio oferece, com a sua vasta riqueza mineral, profunda base de talentos, capacidades tecnológicas e plataforma global. Há muito potencial e oportunidade para destravar valor para todas as partes interessadas através da gama de opções de crescimento incorporada no portfólio, do compromisso com a inovação e para que este negócio desempenhe um papel formidável, como líder do setor na definição do futuro da indústria”, disse Usmar, em nota.

A Vale separou a divisão de níquel e cobre de suas operações de minério de ferro no ano passado e vendeu uma participação de 10% para a Arábia Saudita como parte de um plano para desbloquear o valor da unidade. A Vale disse nesta terça-feira (23) que o novo CEO ficará baseado em Toronto.

A Bloomberg News havia informado no início deste mês a escolha de Usmar pela Vale para dirigir a unidade.

Veja mais em bloomberg.com