Bloomberg — A Vale (VALE3) escolheu o veterano executivo de mineração Shaun Usmar para assumir o comando de seu negócio de metais básicos, no momento em que a empresa busca aumentar a produção de cobre e níquel, de acordo com pessoas a par do assunto ouvidas pela Bloomberg News.
Após a publicação da notícia pela Bloomberg News, a empresa divulgou comunicado ao mercado. “A companhia informa que a definição do novo presidente da Vale Base Metals segue em andamento e que o processo ainda não foi concluído. A Vale informará ao mercado sobre a definição do presidente da VBM em momento oportuno”, disse a mineradora.
O conselho da empresa escolheu Usmar para dirigir a Vale Base Metals, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque a informação não é pública. A nomeação ainda não foi confirmada e é possível que isso mude, disse uma das pessoas.
Leia também: Vale retoma emissão de títulos internacionais com oferta de US$ 1 bilhão
Usmar tem mais de 30 anos de experiência no setor, sendo que sua última função foi a de fundador e diretor executivo da Triple Flag Precious Metals Corp, sediada em Toronto.
Anteriormente, ele trabalhou na Barrick Gold Corp., em que foi diretor financeiro entre 2014 e 2016, e ocupou cargos anteriores na Xstrata e na BHP Billiton, de acordo com sua biografia no site da Triple Flag.
Usmar tem mais de 30 anos de experiência no setor, com sua última função como fundador e diretor executivo da Triple Flag Precious Metals Corp, uma empresa de streaming com sede em Toronto. O termo streaming é usado no setor para se referir ao financiamento a operações de mineração em troca de uma parte da produção no futuro.
Anteriormente, trabalhou na Barrick Gold Corp, onde foi diretor financeiro entre 2014 e 2016, e ocupou cargos anteriores na Xstrata Plc e na BHP Billiton, de acordo com sua biografia no site da Triple Flag.
Na Vale Base Metals, ele supervisionaria uma operação com ativos no Canadá, no Brasil e na Indonésia.
Leia mais: O que o negócio bilionário entre Vale e sauditas representa para os dois lados
A Vale separou a divisão de níquel e cobre de suas operações de minério de ferro no ano passado e vendeu uma participação de 10% para um fundo da Arábia Saudita como parte de um plano para “destravar” o valor da unidade.
A Vale Base Metals está sem um CEO desde março, quando Deshnee Naidoo deixou o cargo. Desde então, a divisão tem sido liderada pelo ex-chefe da Anglo American Mark Cutifani, que foi recrutado no ano passado como presidente da unidade.
Cutifani apresentou um plano no mês passado que inclui bilhões de dólares em iniciativas para aumentar a produtividade e reduzir os custos nas minas de níquel e cobre e nas plantas de processamento no Brasil e no Canadá.
Usmar e a Triple Flag não responderam imediatamente a pedidos de comentários da Bloomberg News.
-- Matéria atualizada às 17h30 com a inclusão do posicionamento da Vale.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Vale prevê gastar até US$ 3,3 bilhões para ampliar produção de cobre e níquel