Vale Base Metals vai dispensar gestores em plano para melhorar o desempenho

Segundo fontes disseram à Bloomberg News, dezenas de profissionais vão sair, na primeira grande medida de reestruturação do CEO Shaun Usmar, que assumiu em outubro

Por

Bloomberg — A unidade de metais básicos da Vale vai dispensar dezenas de gestores para simplificar sua estrutura corporativa e melhorar o desempenho, segundo pessoas familiarizadas com o assunto que falaram com a Bloomberg News.

Os cortes fazem parte de um esforço para simplificar a organização da empresa com sede em Toronto e ampliar o poder de decisão das equipes operacionais, disse uma das fontes, que não se identificou ao comentar sobre discussões internas.

A Vale Base Metals também não comentou o assunto, enquanto e-mails e ligações telefônicas para a matriz da empresa não foram respondidos imediatamente.

Leia mais: Inflação e caixa restrito: como a Vale enxerga a mineração nos próximos anos

A medida marca a primeira grande reestruturação desde que o executivo Shaun Usmar entrou na empresa como CEO da Vale Base Metals em outubro.

O veterano da indústria assumiu o cargo com o objetivo de melhorar a produção e controlar os custos no conjunto de ativos de níquel e cobre da empresa no Canadá, no Brasil e na Indonésia.

”Não podemos gastar para chegar à prosperidade”, disse Usmar aos acionistas na terça-feira (3), durante o evento da empresa para investidores em Nova York.

“Temos que ser enxutos e orientados a custos o máximo possível para alcançarmos o nosso potencial.”

Leia mais: Vale e chinesa GEM planejam projeto de US$ 1,4 bi para processar níquel na Indonésia

A Vale Base Metals informou alguns funcionários, bem como um dos sindicatos que representa os trabalhadores em seus ativos de níquel no Canadá, sobre uma “reorganização gerencial” neste mês, de acordo com Raymond Hammond, vice-presidente do United Steelworkers Local 6500, que representa os trabalhadores das minas da Vale em Ontário.

”Fomos informados de que haverá uma reorganização gerencial que envolverá demissões no nível sênior”, disse Hammond. Ele acrescentou que os membros do sindicato dos siderúrgicos não serão afetados.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Vale nomeia veterano da mineração para liderar divisão de metais básicos