Uísques da Índia desafiam os escoceses, e ação de destilaria dispara 290%

Indri Diwali Collector’s Edition ganha prêmio internacional, ao mesmo tempo em que Índia assume liderança no consumo da bebida

Por

Bloomberg — Uma destilaria de pequeno porte, cujas ações quase quadruplicaram neste ano, está ajudando a destacar o crescente poder da Índia no mundo do uísque, tanto como produtor quanto como consumidor.

A Piccadily Agro Industries disparou em seu limite diário em duas sessões na última semana, após seu single malt, o Indri Diwali Collector’s Edition, ter vencido o prêmio principal no Whiskies of the World Awards. As ações agora estão em alta de 292% até agora em 2023, impulsionadas pelo resultado da competição anual que tem como base os Estados Unidos.

Embora a bebida normalmente evoque imagens da Escócia ou da Irlanda (sem mencionar debates sobre a grafia), os chamados “uísques do Novo Mundo” têm ganhado terreno ao conquistar elogios críticos e comerciais.

Ao mesmo tempo, a crescente prosperidade ajudou a impulsionar a demanda na Índia, tornando-a o maior mercado de uísque do mundo, com cerca de US$ 18 bilhões por ano, de acordo com dados da Statista.

“É um momento emocionante para a Índia, e os uísques indianos não estão muito atrás, pois estamos desempenhando nosso papel na história da Índia”, disse Siddharth Sharma, fundador da Piccadily Distilleries, em comunicado.

Os fabricantes de uísque da nação asiática ainda enfrentam desafios, incluindo proibições diretas ao álcool em alguns estados e regulamentações rigorosas sobre a aquisição de matérias-primas e distribuição. A indústria é suscetível aos caprichos das políticas de tributação do governo estadual, especialmente em torno das eleições, uma vez que o uísque é visto principalmente como uma bebida para a elite.

“A demanda por bebidas premium é em grande parte um fenômeno liderado pelas áreas urbanas”, disse Abhay Agarwal, fundador e gestor de portfólio da Piper Serica Advisors. “Muitos vendedores de uísque premium não têm muito a mostrar em termos de volumes”, acrescentou Agarwal, observando que ele saiu de investimentos em fabricantes de bebidas alcoólicas listadas nos últimos anos devido ao crescimento de volume moderado e aos custos crescentes.

Outros investidores continuam a entrar no setor. Entre as ações relacionadas ao uísque indiano, a SOM Distilleries & Breweries triplicou neste ano, enquanto a Radico Khaitan subiu 16%, e a United Spirits maior ganhou 13%.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Consumo de alimentos e bebidas está em queda no mundo, diz Nestlé

Magnata do rum da Venezuela sobrevive ao socialismo e vende US$ 100 mi por ano

Falta de grãos de café pressiona o preço até das alternativas mais econômicas