Bloomberg — A Uber (UBER) começou a oferecer suas primeiras viagens autônomas fora dos Estados Unidos em Abu Dhabi, concretizando uma parceria anterior firmada com a parceira chinesa de veículos WeRide.
Os passageiros podem solicitar veículos autônomos com tarifas UberX ou Uber Comfort nas principais áreas turísticas da capital dos Emirados Árabes Unidos, informou a empresa em um comunicado. Essas áreas incluem a Ilha Saadiyat, a Ilha Yas e rotas de e para o Aeroporto Internacional Zayed, com planos de expandir o território operacional no futuro.
A princípio, operadores de segurança estarão presentes nos veículos autônomos e a Uber espera lançar um serviço totalmente sem motorista em 2025.
Leia mais: Uber planeja investir no IPO da Pony AI, de autônomos da China, dizem fontes
A última incursão marca mais um progresso da Uber em sua esperança de se tornar o aplicativo de referência para chamar veículos autônomos, sem ter que desenvolver sua própria tecnologia de condução autônoma. A empresa fechou pelo menos sete parcerias relacionadas desde junho, inclusive com a Waymo, da Alphabet, e também investiu em startups autônomas, incluindo a WeRide, informou a Bloomberg.
Mesmo assim, os investidores ainda estão nervosos quanto ao futuro do modelo de negócios da Uber e da Lyft, que atualmente depende de uma grande população de motoristas humanos para ser rapidamente combinada com os passageiros.
A concorrência está aumentando por parte da Waymo, que é parceira da Uber em algumas cidades dos EUA, mas também oferece viagens sem motorista em seu próprio aplicativo para consumidores em outros mercados importantes, como São Francisco.
Leia mais: Uber e BYD ‘ignoram’ guerra tech e acertam parceria para 100 mil carros elétricos
As ações da Uber caíram 9,6% na quinta-feira, depois que a Waymo anunciou que será lançada em Miami em 2026 com seu próprio aplicativo. As ações da Lyft caíram 10%.
As empresas de caronas compartilhadas também enfrentam a concorrência potencial da rede de robôs taxi planejada por Elon Musk, que ainda não foi lançada.
Em Abu Dhabi, a Uber disse que o serviço é apoiado pelo Centro de Transporte Integrado do governo local. A Tawasul Transport, uma empresa de transporte nacional, fornecerá serviços de gerenciamento de frota para os veículos da WeRide. A empresa não revelou o tamanho da frota.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.