Toyota e Hyundai aliadas? Presidentes se reúnem em evento e sinalizam parcerias

Akio Toyoda e Euisun Chung participam de festival em Seul para promover modelos de corrida, como parte da tendência de união de forças no setor automotivo para enfrentar desafios da eletrificação

Euisun Chung e Akio Toyoda no Hyundai N x Toyota Gazoo Racing Festival, na Coreia do Sul, em 27 de outubro: SeongJoon Cho/Bloomberg
Por Heesu Lee
27 de Outubro, 2024 | 11:36 AM

Bloomberg — Os presidentes dos conselhos das duas maiores montadoras da Ásia fizeram uma rara - e improvável - aparição pública conjunta em um evento para mostrar os veículos de alto desempenho de suas empresas, em movimento que ressalta a tendência de rivais se unirem para enfrentar os desafios da eletrificação.

Akio Toyoda, da Toyota Motor, e Euisun Chung, do Hyundai Motor Group, estiveram em um festival de corrida em Yong-in, ao sul de Seul, neste fim de semana.

PUBLICIDADE

Jay Y. Lee, presidente da Samsung Electronics, e Hyunbum Cho, presidente da Hankook & Company, também estiveram presentes para conhecer Toyoda e Chung.

Leia mais: A aposta de BMW e Toyota para desenvolver veículos movidos a hidrogênio

O evento exibiu carros de rali de ambas as montadoras e vários modelos voltados para o futuro, incluindo veículos movidos a hidrogênio.

PUBLICIDADE

“A Toyota e a Hyundai estão se unindo para criar uma sociedade melhor e moldar o futuro da mobilidade”, disse Toyoda neste domingo (27). O herdeiro da família Toyoda acrescentou que ele e Chung descobriram uma paixão em comum por corridas quando se conheceram no início deste ano.

Akio Toyoda dirige o veículo esportivo Yaris WRC da empresa, enquanto Euisun Chung senta-se no banco do passageiro (Foto: SeongJoon Cho/Bloomberg)

A Toyota e a Hyundai - as montadoras número 1 e número 3 do mundo em vendas, respectivamente - enfrentam uma concorrência cada vez maior em veículos elétricos da Tesla, de Elon Musk, e de montadoras chinesas lideradas pela BYD.

Como as principais montadoras de legado da Ásia, elas compartilham desafios e ambições semelhantes. Ambas são defensoras de veículos movidos a hidrogênio em seu esforço para atingir a neutralidade de emissões de carbono, por exemplo.

PUBLICIDADE

Leia mais: Hyundai vai dobrar a linha de modelos híbridos ante demanda incerta por elétricos

O festival deste domingo marcou a primeira vez que as duas gigantes do setor automotivo se uniram para realizar um evento, o que aumenta a perspectiva de colaboração futura.

No início deste mês, a unidade de pesquisa da Toyota e a Boston Dynamics, da Hyundai, anunciaram um plano para desenvolver conjuntamente robôs humanóides com Inteligência Artificial (IA).

PUBLICIDADE
Veículo conceito híbrido com célula de combustível de hidrogênio da Hyundai, o N Vision 74 (Foto: SeongJoon Cho/Bloomberg)

As empresas automotivas globais estão cada vez mais unindo forças na produção, na pesquisa e no desenvolvimento de novos modelos para reduzir os custos e aumentar a competitividade.

Em agosto, a Nissan Motor e a Honda Motor anunciaram um acordo de pesquisa conjunta para desenvolver uma plataforma e tecnologias para a próxima geração de veículos definidos por software.

A Hyundai também acertou uma parceria com a General Motors (GM) para o desenvolvimento conjunto de produtos, fabricação e futuras tecnologias de energia limpa.

Um veículo Toyota Corolla Sport H2 Concept, equipado com um motor movido a hidrogênio, à direita, e um veículo conceito AE86 H2 (Foto: SeongJoon Cho/Bloomberg)

No evento, a Hyundai apresentou carros de rali de seu programa do Campeonato Mundial de Rali, incluindo o i20 N Rally 1 Hybrid e o i20 N Rally 2.

A unidade de corrida Gazoo da Toyota, por sua vez, apresentou o GR Yaris Rally 1 Hybrid, o GR Yaris Rally 2, o GR Supra e o GR86, entre outros modelos.

- Com a colaboração de Soo-Hyang Choi.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Mudanças no comando da Stellantis evidenciam o tamanho de seus desafios

Renault revela carro elétrico de menos de 35 mil euros para enfrentar a BYD

Mercedes e Stellantis suspendem construção de fábrica de baterias para elétricos

©2024 Bloomberg L.P.