Bloomberg — Elon Musk está reduzindo suas expectativas para a Tesla (TSLA) à medida que anos de rápida expansão se chocam com o aumento das taxas de juros e um consumidor mais consciente dos custos.
Após meses de cortes persistentes nos preços, as margens da Tesla caíram bem abaixo do patamar estabelecido pela empresa. Com isso, a fabricante de veículos elétricos está cortando custos de forma “implacável” para acompanhar o momento de mercado, de acordo com o chefe de engenharia de veículos, Lars Moravy.
Mas um ambiente econômico imprevisível faz Musk se sentir “paranóico”, e como resultado, a Tesla está avançando lentamente com sua mais nova fábrica no México.
“A Tesla é um navio incrivelmente capaz”, disse o diretor executivo na quarta-feira (18), após divulgar resultados que ficaram aquém das estimativas. “Não vamos afundar, mas, mesmo um grande navio em uma tempestade tem desafios.”
Musk lamentou repetidamente o impacto que as altas taxas de juros e múltiplas guerras estão causando no sentimento do consumidor e no poder de compra. Ele também descreveu o aumento da produção do novo “Cybertruck” da Tesla como um desafio equivalente ao “inferno da produção” que a empresa suportou no passado.
As ações da Tesla caíam 7,8% em Nova York por volta das 11h10 (horário de Brasília) desta quinta-feira (19), após uma queda de 4,8% na quarta-feira (18). No ano, contudo, o preço das ações quase dobrou em relação a 2022.
Entrega de Cybertrucks
Os primeiros Cybertrucks serão entregues aos clientes em 30 de novembro, de acordo com a Tesla, cerca de dois anos após o cronograma inicial. Musk alertou que pode levar mais 18 meses até que a empresa atinja um volume de produção e comece a gerar um fluxo de caixa significativo com a picape.
“Cavamos nossa própria cova com o Cybertruck”, disse Musk aos analistas, referindo-se ao nível de complexidade do veículo. “Produtos especiais que surgem apenas de vez em quando são incrivelmente difíceis de lançar no mercado, atingir o volume e de prosperarem.”
A empresa não atingiu as expectativas de lucro e vendas para o trimestre, reportando que o lucro, excluindo alguns itens, caiu para 66 centavos de dólar por ação, abaixo dos 74 centavos estimados pelos analistas de Wall Street. Embora a receita tenha subido para US$ 23,4 bilhões, os analistas esperavam US$ 24,06 bilhões.
A Tesla reduziu repetidamente os preços de seus carros este ano, com Musk dizendo que está disposto a sacrificar os lucros para aumentar as vendas. No entanto, os descontos têm um limite na redução dos pagamentos mensais dos potenciais clientes, disse Musk, devido ao aumento dos custos de empréstimos.
A margem bruta automotiva, excluindo os créditos regulatórios – um número amplamente observado pelos investidores –, caiu para 16,3% no trimestre, o nível mais baixo em mais de quatro anos. Os analistas consultados pela Bloomberg esperavam 17,7%.
A empresa com sede em Austin entregou 435.059 veículos em todo o mundo no período, sua primeira queda trimestral em um ano, depois que paralisações planejadas na fábrica atrasaram a produção. A Tesla lançou recentemente um Model 3 renovado na China e na Europa.
Musk disse que a Tesla ainda planeja uma fábrica de veículos em Monterrey, no México, mas que a empresa não está pronta para iniciar a construção em pleno vapor devido ao estado da economia global. Os comentários vieram após semanas de especulação sobre se a planta, anunciada pela primeira vez em março, seria construída.
“Eu não acredito que o México será uma parte significativa do crescimento das entregas nos próximos dois ou três anos”, disse Seth Goldstein, analista de ações da Morningstar, em uma entrevista por telefone após a teleconferência de resultados.
A Tesla garantiu aos investidores que está no caminho certo para fabricar e entregar cerca de 1,8 milhão de veículos este ano. No entanto, a empresa terá que acelerar o ritmo no quarto trimestre para atingir essa meta.
Em sua apresentação trimestral, a montadora deu algumas pistas, alertando que a produção crescerá apenas gradualmente nas fábricas no Texas e na Alemanha, e descartou um aumento significativo na produção em sua fábrica na China.
-- Atualização das cotações às 11h10 (horário de Brasília)
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Brasileiro que investe no exterior entra em nova fase, diz Lee, da Avenue
Netflix vai eliminar plano básico no Brasil para reforçar versão com anúncios
©2023 Bloomberg L.P.