Bloomberg — A Tesla (TSLA) não está poupando esforços para se tornar uma empresa de supercomputação. Elon Musk disse que a fabricante de carros elétricos planeja investir mais de US$ 1 bilhão em seu chamado Project Dojo até o final de 2024.
“Vamos gastar bem mais de US$ 1 bilhão no Dojo [no próximo ano]”, disse nesta quarta-feira (19) durante uma teleconferência com analistas sobre os resultados da Tesla. O bilionário explicou que o supercomputador interno está sendo projetado para lidar com grandes quantidades de dados, incluindo vídeos de carros da Tesla, necessários para criar software de direção autônoma.
A revelação desse grande dispêndio de recursos pareceu assustar os investidores, contribuindo para uma queda de mais de 4% no preço das ações da Tesla após o fechamento das bolsas. No pré-mercado de hoje (20), às 4h15 de Nova York, as ações continuavam esta trajetória, com 3,6% de baixa.
Zachary Kirkhorn, diretor financeiro (CFO) da Tesla, foi rápido em esclarecer na conferência que o investimento está dividido entre P&D (pesquisa & desenvolvimento) e despesas de capital e está conforme a previsão de gastos de três anos anunciada anteriormente.
Musk disse que a Tesla tem uma “quantidade impressionante” de imagens, graças ao uso que seus clientes fazem do software de assistência ao motorista baseado em câmeras chamado Autopilot e um recurso relacionado conhecido como “Full Self Driving Beta”, que acumulou mais de 300 milhões de quilômetros em dados.
A empresa disse em sua última divulgação de resultados que havia iniciado a produção de seu “computador de treinamento Dojo”.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Este analista recomendou a Tesla há uma década. Hoje colhe 14.800% de retorno