Bloomberg — A Arábia Saudita está perto de contratar bancos como Citigroup (C), Goldman Sachs (GS) e HSBC (HSBC) para uma oferta subsequente de ações da estatal petrolífera Aramco, que captaria cerca de US$ 20 bilhões e ficaria entre as maiores dos últimos anos, disseram pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pela Bloomberg News.
A maior exportadora de petróleo do mundo também está em negociações com outros bancos para compor uma lista que deve ficar pronta nas próximas semanas, disseram as pessoas, pedindo anonimato porque a informação é privada.
A lista ainda pode mudar, disseram as pessoas. Não há decisão final sobre o momento da venda ou o número de ações que o governo venderá, e a oferta ainda poderá ser adiada, disseram.
Aramco, Citigroup, Goldman e HSBC não quiseram comentar.
Alguns destes bancos de Wall Street também trabalharam na oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da Aramco em 2019, quando receberam taxas minúsculas para os padrões globais.
Eles agora voltam a trabalhar na oferta subsequente, o que também pode ajudá-los a conseguir outros negócios no reino em meio ao plano ambicioso do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman para diversificar a economia.
O desafio para qualquer nova venda de ações da Aramco seria atrair novos compradores. Muitos investidores ficaram de fora do IPO por conta de expectativas de preços elevadas do governo saudita e perspectivas de rendimento pouco atraentes, e com isso a oferta acabou contando principalmente com investidores de varejo sauditas e family offices locais.
Embora a empresa, com valor de mercado de US$ 2 trilhões, tenha introduzido um novo mecanismo para aumentar os dividendos em uma tentativa de atrair mais investidores e melhorar a liquidez, ela ainda está atrás de outras companhias do setor. A relação preço/lucro da Aramco supera a da Shell, BP e Exxon, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
Mesmo assim, muitas das principais gestoras do mundo investiram na Aramco, em parte devido à sua ponderação no índice de referência saudita.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Hertz é rebaixada pelo Morgan Stanley, que cita necessidade de mais mudanças
Vendas da Gucci caem no trimestre e sinalizam situações distintas no setor de luxo
© 2024 Bloomberg L.P.