Salesforce corta 1.000 empregos e foca em contratar vendedores para produtos de IA

As áreas afetadas não foram especificadas, mas uma pessoa familiarizada com o assunto afirmou que os funcionários afetados terão a chance de se candidatar a outros cargos dentro da empresa

A divulgação dos resultados do quarto trimestre está prevista para o final de fevereiro (Foto: Brody Ford/Bloomberg)
Por Brody Ford
04 de Fevereiro, 2025 | 06:30 PM

Bloomberg — A Salesforce (CRM) cortou empregos no início de seu último ano fiscal, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto que falou com a Bloomberg News, ao mesmo tempo em que contrata funcionários para vender novos produtos de inteligência artificial (IA).

Mais de 1.000 cargos serão afetados, de acordo com a pessoa, que pediu para não ser identificada porque a informação é privada. Os trabalhadores demitidos poderão se candidatar a outros empregos internamente, acrescentou a pessoa.

PUBLICIDADE

Um representante da Salesforce, sediada em São Francisco, não quis comentar. Não foi possível determinar quais divisões os cortes afetaram. A Salesforce tinha quase 73.000 funcionários em janeiro de 2024, quando o ano fiscal terminou.

As empresas de tecnologia ficaram mais acostumadas a reduções regulares de empregos após uma onda maciça de demissões no início de 2023. Até o momento, este ano, a Amazon.com (AMZN), a Microsoft (MSFT) e a Meta Platforms (MSFT) já tomaram medidas para reduzir suas forças de trabalho corporativas.

As ações subiam 1,6% na manhã de terça-feira (4) em Nova York. Os cortes “demonstram o foco da empresa em aumentar a produtividade e devem ajudar a compensar algumas das contratações de vendas incrementais que a empresa já delineou”, escreveu Kirk Materne, analista da Evercore ISI.

PUBLICIDADE

A Salesforce, fabricante líder de software de gerenciamento de clientes, embarcou em uma onda de contratações de vendedores com foco nos novos produtos de agentes de IA da empresa. Mas a empresa também está atenta à manutenção das margens de lucro após a pressão de investidores ativistas em 2023.

“O fato de termos um novo produto de sucesso não significa que ignoramos os compromissos que assumimos interna e externamente quando pensamos em expandir esse negócio”, disse o diretor de operações, Brian Millham, quando questionado sobre o foco nos lucros em evento em dezembro.

“Estamos analisando toda a empresa para dizer: ‘onde podemos obter mais eficiência? Como podemos continuar a obter combustível para o trabalho que estamos fazendo para investir em escala daqui para frente?”

PUBLICIDADE

Espera-se que a Salesforce divulgue os resultados do quarto trimestre por volta do final de fevereiro.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Dona da Clinique e da MAC, Estée Lauder vê queda em vendas e cortará até 7.000 vagas

Spotify tem lucro anual inédito após 16 anos e 263 milhões de assinantes pagos

EUA vão desacelerar com políticas de Trump, diz economista-chefe do Barclays