Bloomberg — A Walt Disney (DIS) vai adquirir uma participação acionária de US$ 1,5 bilhão na Epic Games, fabricante do Fortnite, como parte de uma colaboração envolvendo propriedades da Disney, como Star Wars, Marvel e Avatar.
Os fãs poderão assistir, comprar e jogar com personagens da Disney dentro do jogo Fortnite, de acordo com um comunicado divulgado na quarta-feira (7). O acordo também envolve novos títulos e uma colaboração com os parques temáticos da empresa.
“O acordo marca a maior entrada da Disney no mundo dos jogos e oferece oportunidades significativas para crescimento e expansão”, disse Bob Iger, CEO da Disney, em comunicado.
A Disney teve altos e baixos na indústria de videogame. Em 2016, a empresa fechou grande parte de suas operações de games após dificuldades no desenvolvimento de títulos grandes e bem-sucedidos internamente.
Agora, a companhia licencia propriedades para desenvolvedores e editores externos, como Electronic Arts e Sony Group.
Disney e Epic têm colaborado por anos, incluindo por meio do programa Disney Accelerator, em que executivos da empresa orientam pequenos negócios.
A Epic ofereceu aos jogadores do Fortnite avatares baseados em personagens de Star Wars, Marvel e Indiana Jones. O software Unreal Engine, da Epic, tem sido usado para desenvolver jogos da Disney.
“A Disney foi uma das primeiras empresas a acreditar no potencial de unir seus mundos aos nossos no Fortnite”, disse Tim Sweeney, CEO da Epic, no comunicado.
O novo projeto se estenderá por vários anos, afirmaram as empresas. A Epic desenvolverá as experiências internamente.
O acordo segue outras colaborações entre a Epic e grandes empresas de produtos de consumo.
Em 2022, a Kirkbi, empresa familiar que controla o Grupo Lego, investiu US$ 1 bilhão na Epic para construir experiências online usando sua marca. O Lego Fortnite, lançado no ano passado, apresentava personagens no estilo Lego e alcançou até 2 milhões de players pouco depois de seu lançamento.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Bilionário ativista trava batalha com a Disney e diz que pode alavancar a empresa
Localiza: os riscos aos negócios que entraram no radar de bancos de Wall Street
© 2024 Bloomberg L.P.