Petrobras volta a fazer oferta de títulos em dólar após mais de um ano

Estatal se junta a um grupo de empresas e governos de mercados emergentes que voltaram a recorrer ao mercado de dívida global

.
Por Giovanna Bellotti Azevedo - Vinícius Andrade
03 de Setembro, 2024 | 11:35 AM

Bloomberg — A Petrobras (PETR3; PETR4) voltou ao mercado de dívida global pela primeira vez desde o ano passado, juntando-se a uma onda de oferta de outras empresas e governos de mercados emergentes.

A Petrobras planeja emitir notas denominadas em dólar com vencimento em 2035, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pela Bloomberg News, que pediram para não ser identificadas porque não estão autorizadas a falar publicamente. As conversas iniciais indicam um rendimento na casa de 6,5%, disseram as pessoas.

“O risco-retorno parece desequilibrado” dado que os spreads estão muito apertados, disse Eduardo Ordonez, gestor de portfólio de dívida na BI Asset Management em Copenhagen.

“Claro, pode ser um carry estável, mas você está exposto a notícias políticas e a uma política de capex mais agressiva”, diz Ordonez em relação à perspectiva de investimento da estatal.

PUBLICIDADE

Leia também: Por que o leilão de saneamento de Sergipe deve ser um dos mais disputados do país

A Petrobras se junta a várias outras empresas brasileiras que anunciaram recentemente ofertas em mercados globais.

O conselho da Eletrobras (ELET6) aprovou esta semana a emissão de títulos no exterior, enquanto a Suzano (SUZB3) contratou bancos para reuniões com investidores sobre uma potencial emissão em renminbi.

Em mercados emergentes, o Uruguai anunciou na terça-feira a venda de títulos em dólar e a Hungria ofertou títulos denominados em ienes pela primeira vez desde 2022.

Os papéis da Petrobras serão obrigações não garantidas da Petrobras Global Finance e serão totalmente garantidas pela empresa, de acordo com um comunicado da empresa.

Os recursos serão usados para recomprar outras notas e para propósitos corporativos gerais. Junto com a venda da dívida, a Petrobras também anunciou uma oferta pública de aquisição de títulos.

S&P Global Ratings atribuiu uma classificação “BB” às notas.

PUBLICIDADE

A última venda de títulos em dólar da Petrobras ocorreu em junho de 2023, quando a produtora de petróleo com sede no Rio de Janeiro vendeu US$ 1,25 bilhão em notas com vencimento em 2033.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PIB do Brasil cresce 1,4% no segundo trimestre, acima do esperado pelo mercado

Mês turbulento para o petróleo provoca a maior oscilação de preços desde janeiro

Petrobras busca ativos na Argentina para ampliar compra de gás, dizem fontes