Negócio de US$ 4,6 bi pode criar gigante do setor de seguros no Reino Unido

Aviva ofereceu £ 3,6 bilhões pela Direct Line, em um negócio que criaria a maior seguradora de automóveis do mercado britânico

Aquisição da Direct Linea pela Aviva criaria a maior seguradora de automóveis do Reino Unido.
Por Pamela Barbaglia - Leonard Kehnscherper - Dinesh Nair - Aaron Kirchfeld
06 de Dezembro, 2024 | 08:17 AM

Bloomberg — A Aviva chegou a um acordo preliminar para comprar a Direct Line por £ 3,6 bilhões (US$ 4,6 bilhões) em um negócio que criaria a maior seguradora de automóveis do Reino Unido.

A Aviva, listada em Londres, reforçou sua oferta nas últimas negociações com a Direct Line para 275 pences por ação, de acordo com um comunicado na sexta-feira (6).

PUBLICIDADE

A proposta em dinheiro e ações faria com que a Aviva emitisse novas ações e pagasse dividendos aos acionistas da Direct Line.

Leia mais: Porto descarta seguro mais barato e revê aposta em carro por assinatura, diz CEO

A Direct Line disse que seu conselho estaria inclinado a recomendar a proposta a seus acionistas caso uma oferta firme fosse feita.

PUBLICIDADE

Para a seguradora de automóveis, o acordo pode significar que ela finalmente sucumbirá a um pretendente, depois de ter se defendido do interesse de aquisição durante meses.

A oferta revisada é um "bom negócio para todos", escreveram os analistas da Panmure Liberum em uma nota aos clientes. "A Aviva poderia ter se dado ao luxo de pagar um valor mais alto, levando em conta as despesas e as sinergias de capital", disseram os analistas, acrescentando que o acordo representa "um excelente múltiplo" para os acionistas da Direct Line.

As ações da Direct Line subiram até 8,5% em Londres, enquanto as ações da Aviva permaneceram praticamente inalteradas.

PUBLICIDADE

A Bloomberg News informou na quinta-feira que a Aviva aumentou sua oferta inicial pela Direct Line para cerca de 261 pence por ação. Isso representa um crescimento em relação à sua oferta inicial em dinheiro e ações de 250 pence por ação, ou £3,3 bilhões, que foi rejeitada como “oportunista”.

Combinadas, a Direct Line e a Aviva se tornariam a maior seguradora de automóveis do Reino Unido - ultrapassando sua maior concorrente, a Admiral - e a Bloomberg Intelligence sinalizou que o acordo dobraria a participação da Aviva nesse mercado.

De acordo com as regras de aquisição do Reino Unido, a Aviva tem até as 17h (horário local) do dia 25 de dezembro para anunciar uma intenção firme de fazer uma oferta ou desistir.

PUBLICIDADE

A Aviva começou a buscar aquisições novamente depois que a CEO Amanda Blanc realizou uma série de desinvestimentos que emagreceram a seguradora e a deixaram mais focada no Reino Unido.

Em março, a Aviva disse que estava entrando no mercado de seguros Lloyd’s por meio da compra da Probitas por £ 242 milhões. As ações da Aviva subiram 13% este ano, avaliando-a em £ 13,1 bilhões.

No ano passado, ela concordou em comprar o negócio de proteção da Corebridge Financial no Reino Unido, a AIG Life por £460 milhões. A Aviva está entre os possíveis pretendentes que vêm estudando o Esure Group, a empresa britânica de seguros residenciais e de automóveis apoiada pela Bain Capital, informou a Bloomberg News.

 Anviva e Direct Line podem formar maior seguradora de automóveis do Reino Unido

A Direct Line tem buscado um caminho independente depois de rejeitar uma proposta da rival belga Ageas em março, que a avaliou em cerca de £ 3,2 bilhões.

No mês passado, a empresa disse que cortará cerca de 550 empregos como parte de um plano de recuperação com o objetivo de economizar £ 50 milhões no próximo ano.

A Direct Line, sediada em Bromley, na Inglaterra, vende seguros sob sua marca homônima, bem como por meio de unidades como Churchill, Green Flag, Privilege e Darwin Motor Insurance. Além do seguro de automóvel, a empresa também oferece seguro residencial, de viagem, para animais de estimação e de vida, além de oferecer cobertura para empresas.

Veja mais em bloomberg.com