Bloomberg Línea — O Carnaval é uma das principais datas de vendas para a indústria de cerveja, com demanda principalmente fora de casa em cidades com desfiles e festas nas ruas. Mas isso tem mudado com novos hábitos de consumo e novas estratégias das empresas do setor.
Para a Ambev, maior empresa de cervejas do país, um dos principais investimentos para o Carnaval deste ano busca ampliar a penetração e o consumo do Chopp Brahma Express na casa dos clientes. Para tanto, a companhia anuncia nesta segunda-feira (15) uma campanha nacional estrelada por Sabrina Sato.
“Estamos sempre atentos a oportunidades de estar presentes em mais ocasiões de consumo e próximos dos nossos consumidores. O Carnaval é uma data relevante para o nosso negócio porque as pessoas em geral estão em contato com as nossas marcas”, disse Leopoldo Bertolini, diretor do Chopp Brahma Express na Ambev (ABEV3), à Bloomberg Línea.
Segundo o executivo, ainda que o Carnaval seja associado de forma recorrente aos festejos nas ruas, é uma data de encontros nas casas das pessoas e que, portanto, representa uma oportunidade de levar o produto e a experiência do Chopp Brahma Express para essa ocasião de consumo. “As pessoas já conhecem o Chopp Brahma, mas nem todas estão familiarizadas com a possibilidade de recebê-lo em casa.”
Para a Ambev, o investimento no Chopp Brahma se traduz em reforçar ainda mais as vendas do segmento premium, com margens mais altas, que conta com marcas como Stella Artois, Original, Spaten, Becks e Corona.
No terceiro trimestre de 2023, o volume das categorias premium e super premium cresceu acima de 10%, enquanto de cervejas como um todo no mercado brasileiro caiu 1,1% na base anual.
No primeiro trimestre do ano passado, período que incluiu o Carnaval, o volume de cerveja vendido pela Ambev no Brasil cresceu 0,8%; nas marcas do segmento premium, a expansão foi de 35%.
Em abril do ano passado, como parte dessa estratégia no premium, a Ambev lançou a versão em lata do chopp Brahma, em anúncio durante o Web Summit Rio. O produto só se tornou possível graças ao avanço de tecnologia, com o desenvolvimento de uma cadeia de distribuição refrigerada para assegurar que o chopp saia da fábrica gelado e chegue à casa do consumidor pronto para o consumo.
O lançamento do produto é fruto de investimentos e de uma reorientação para que a empresa, que foi reconhecida durante anos pela eficiência operacional, pudesse também avançar em inovação, conforme contou a Bloomberg Línea em reportagem em maio do ano passado. Na ocasião, 20% das receitas da Ambev vinham de produtos que não existiam três anos antes.
O executivo da Ambev explicou que o crescimento do Chopp Brahma Express na casa do cliente não “canibaliza”a demanda existente pelo produto tradicionalmente em bares.
“São ocasiões de consumo diferentes e que se complementam. Queremos estar presentes em todas as ocasiões para o consumidor e essa é a estratégia de atuação da Ambev como uma plataforma com diversos negócios”, disse Bertolini, citando do Zé Delivery, a plataforma que entrega produtos como o Chopp Brahma Express, até o portfólio de bebidas disponíveis nos pontos de venda.
O executivo não abriu números de volumes de venda nem de projeções para o produto, mas deu uma dimensão do aumento do tamanho da operação preparada para suportar a demanda: “Contamos com franqueados e hoje são 220 lojas em todo o Brasil, um número 3,5 vezes maior do que tínhamos em 2015″. Essas lojas, explicou, são as responsáveis pela entrega, instalação e depois retirada das chopeiras. No site do produto, há opções de chopeiras com 30 até 100 litros.
- Matéria atualizada às 8h15 de 15 de janeiro para excluir a informação das vendas em volume de cervejas da categoria premium no quarto trimestre de 2023. O dado será divulgado em 29 de fevereiro.
Leia também
Heineken vê maior consumo de cerveja no Brasil e expande a produção, diz CEO
Na Ambev, a Black Friday também foi de recordes de vendas para o Zé Delivery
Os 50 melhores vinhos e champagnes do ano por até US$ 50, segundo esta especialista