Bloomberg Línea — O Nubank acertou uma parceria com a rede de mercados de bairro Oxxo para expandir o seu alcance no México, em acordo que inclui a prestação de serviços financeiros em mais de 22.000 lojas no país.
Segundo o banco digital fundado por David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible, mais de 9 milhões de clientes do Nu no México terão acesso às transações na rede varejista conhecida pela capilaridade e que se tornou uma marca presente também em cidades brasileiras nos últimos anos.
O acordo é válido apenas para o mercado mexicano, um dos três em que o Nubank (NU) está presente, além do Brasil e da Colômbia.
Leia mais: Nubank mal começou sua expansão global, diz David Vélez sobre planos do banco
Inicialmente, clientes do Nu México poderão realizar saques em dinheiro com o cartão do banco nas lojas da Oxxo no país a partir desta terça-feira (14). A previsão é que os depósitos em dinheiro sejam disponibilizados nos meses seguintes.
A Oxxo pertence à também mexicana Femsa, gigante da indústria de bebidas que é considerada a maior engarrafadora independente de Coca-Cola do mundo, com presença no Brasil. A rede de mercados de bairro tem atuação também na Colômbia, no Chile e no Peru, segundo informações em seu site.
No Brasil, a operação da Oxxo se notabilizou pela expansão agressiva, principalmente na cidade de São Paulo, fruto de uma joint venture da Femsa com a Raízen (RAIZ4).
O acordo com a Oxxo não é inédito no mercado mexicano para o Nubank: a sua rede atual no país, construída sobre a infraestrutura da Arcus by Mastercard, inclui estabelecimentos como Soriana, Chedraui, as redes de lojas Systienda e Yastás, Kiosko, e as filiais da Financeira para el Bienestar.
Essas parcerias resultam em uma rede com presença em mais de 30.000 pontos físicos e evidenciam uma estratégia com semelhanças e também particularidades em relação ao mercado brasileiro.
No país, o crescimento orgânico para serviços de saque de dinheiro e pagamentos ao longo dos anos se deu igualmente sem agências próprias mas com o uso de redes de caixas eletrônicos e lotéricas, além do uso de funcionalidades como boletos e, mais recentemente, o Pix, para depósitos.
“Este acordo com a Oxxo nos permitirá promover a inclusão financeira em áreas ainda não atendidas pelas instituições financeiras tradicionais”, disse Iván Canales, diretor geral do Nu México, em comunicado.
Leia mais: Raízen: como a rede de mercados Oxxo ajuda a vender mais combustível
“É um reforço do nosso compromisso em tornar as finanças acessíveis para mais mexicanos e marca um passo significativo em direção a simplificar o acesso ao sistema financeiro em um país onde o dinheiro em espécie continua relevante para milhões de pessoas”, disse o executivo.
“Trabalhamos constantemente para identificar as necessidades de nossos clientes e para oferecer soluções inovadoras, práticas e acessíveis que realmente simplifiquem suas vidas no dia a dia”, disse Eduardo Velasco Garza, diretor de Serviços da Oxxo, em comunicado.
- Em atualização.
Leia também
Nubank quer se tornar referência também para talentos e lança campanha global
Mercado Pago avança em território do Nubank em batalha de gigantes em LatAm
La Estratégia del Día: como o Nubank pretende crescer no México, segundo Cris Junqueira