Nippon Steel e US Steel entram com ações judiciais após Biden bloquear venda

Companhias siderúrgicas buscam cartada final para tentar reverter o veto do presidente americano, que alegou motivos de segurança nacional

Por

Bloomberg — A Nippon Steel e a United States Steel entraram com ações judiciais em conjunto em um último esforço para preservar a fusão planejada por meio da venda da empresa americana à japonesa, que foi bloqueada na semana passada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

As empresas disseram nesta segunda-feira (6), em uma declaração conjunta, que entraram com uma ação no Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito do Distrito de Columbia.

O negócio foi avaliado em US$ 14,1 bilhões.

As empresas contestam a decisão de Biden e o que dizem ser o fracasso do Comitê de Investimentos Estrangeiros no painel dos EUA em considerar o acordo por motivos de segurança nacional.

Leia mais: Biden bloqueia negócio de US$ 14,1 bi para compra da US Steel pela Nippon Steel

Elas também entraram com uma ação no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Ocidental da Pensilvânia contra a rival siderúrgica americana Cleveland-Cliffs, o CEO da Cliffs, Lourenço Gonçalves, e o presidente do sindicato US Steelworkers, David McCall.

"Tanto a Nippon Steel quanto a US Steel se engajaram de boa fé com todas as partes para enfatizar como a transação melhorará, e não ameaçará, a segurança nacional dos Estados Unidos", disseram as empresas no comunicado. "As ações judiciais de hoje demonstram o compromisso contínuo da Nippon Steel e da US Steel com a conclusão da transação".

As ações da US Steel subiram 4% a partir das 7h25 nas negociações de pré-mercado de Nova York.

Veja mais em bloomberg.com

©2025 Bloomberg L.P.