Bloomberg — A Nintendo informou que o lançamento do Switch 2 de próxima geração será em 2 de abril, após quase oito anos do lançamento do modelo principal.
O novo modelo da empresa é semelhante em conceito e design ao atual Switch, um dos consoles de jogos mais populares, de acordo com um vídeo teaser de dois minutos publicado em seu site na quinta-feira.
O vídeo não revelou muitos detalhes específicos sobre o dispositivo, mas deu um vislumbre de uma nova versão do Switch e confirmou que ele seria compatível com os jogos do Switch original. Mais detalhes serão divulgados em abril, disse a empresa.
Leia também: Nintendo antecipa lançamento de novo Switch e tenta conter queda dos lucros
Os desenvolvedores de jogos contam com a nova plataforma da Nintendo para dar início a um impulso sem brilho em um setor que compete com uma gama cada vez maior de entretenimento pelo tempo dos usuários. Os consoles, em particular, lutam contra os jogos de PC cada vez mais populares, resultando em cortes de projetos e demissões de pessoal em todo o ecossistema.
Muitos editores de jogos preparam algumas de suas melhores franquias para o novo Switch, na esperança de reconquistar os jogadores.
O novo console também suportará os serviços de jogos online da empresa, disse a Nintendo em novembro.
O Switch já vendeu mais de 146 milhões de unidades até agora. Mas o fraco impulso do console, lançado em 2017, forçou a Nintendo a cortar suas previsões de lucro e vendas para o ano inteiro e registrar seu quinto trimestre consecutivo de queda nos lucros.
Leia também: De Visa a Nintendo: empresas apostam na recuperação de São Francisco
Os consumidores aguardavam ansiosamente o anúncio de um sucessor para o Switch, que enfrenta atualizações mais poderosas e modernas dos rivais Sony Group e Microsoft. Além dos recursos do novo hardware, o foco está na capacidade da Nintendo de atender à demanda no lançamento do console.
O impulso inicial das vendas é um grande indicador da popularidade de um console de jogos durante todo o seu ciclo de vida. A escassez de chips prejudicou os lançamentos em 2020 dos modelos PlayStation 5 da Sony e Xbox Series X e S da Microsoft, o que minou a demanda e prejudicou as vendas de software.
Robin Zhu, analista da Sanford C. Bernstein, disse antes do anúncio que a Nintendo preparou uma rede de cadeia de suprimentos que permitirá que a empresa venda mais de 20 milhões de unidades em seu primeiro ano. Isso se compara à venda do Switch atual de cerca de 15 milhões de unidades em seus primeiros quatro trimestres.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.