Bloomberg — A Nintendo anunciou que apresentará um sucessor para o console de jogos Switch após prever uma queda maior do que o esperado no lucro para o atual ano fiscal.
A empresa projeta uma queda de 24% no lucro operacional para 400 bilhões de yuans (US$ 2,6 bilhões) e uma redução de 19% na receita até março de 2025, sinalizando desafios devido à dependência de hardware antigo.
O presidente Shuntaro Furukawa postou no X (anteriormente conhecido como Twitter) que haverá um anúncio no próximo ano sobre a nova plataforma de hardware.
Leia mais: Nintendo vai aumentar salários em 10% no Japão diante de inflação elevada
Os fãs e investidores há muito aguardam notícias sobre um plano de sucessão para o Switch, que vendeu mais de 141 milhões de unidades desde o lançamento, em 2017. No entanto, a Nintendo enfrentou desafios com a concorrência do PlayStation 5 da Sony e os consoles Xbox da Microsoft.
No último trimestre, a empresa registrou um lucro operacional de 64,5 bilhões de yuans, aquém da estimativa média de 74,7 bilhões de yuans. Agora, a Nintendo espera vender 13,5 milhões de unidades do Switch no ano fiscal atual, uma queda em relação às 15,7 milhões do ano anterior.
Para impulsionar as vendas até o lançamento do novo console, a Nintendo pode ser forçada a cortar preços ou oferecer pacotes de hardware e software mais atraentes.
A companhia informou aos fornecedores e parceiros de software que atrasou o lançamento da próxima geração para março de 2025 ou mais tarde, cancelando um plano inicial de apresentar o novo produto até o final deste ano.
Enquanto isso, está investindo em seu serviço de assinatura Nintendo Switch Online para atrair mais clientes para o Switch e, assim, criar uma base ampla para a próxima plataforma.
A empresa também está expandindo seu negócio de cinema com filmes como The Super Mario Bros. Movie e The Legend of Zelda. A Nintendo espera que esses projetos ajudem a diversificar suas receitas enquanto o novo console não é lançado.
A versatilidade do Switch, desenvolvido sob a supervisão do criador e ex-presidente da Nintendo, Satoru Iwata, fez dele um dos hardwares mais bem-sucedidos da empresa.
Mas a história traz um alerta: há uma década, o Wii U não conseguiu dar continuidade ao sucesso do Wii, outro carro-chefe da Nintendo.
Veja mais em bloomberg.com
© 2024 Bloomberg L.P.