Netflix testa IA que se baseia até no humor do assinante para indicar filmes e séries

Mecanismo de busca está disponível na Austrália e na Nova Zelândia, tem base na OpenAI e permite que os clientes procurem programas usando termos muito mais específicos

Seinfeld
Por Lucas Shaw - Mark Gurman
12 de Abril, 2025 | 07:17 AM

Bloomberg — A Netflix está testando uma nova tecnologia de busca para assinantes que emprega inteligência artificial para ajudá-los a encontrar programas de TV e filmes, expandindo seu uso da tecnologia.

O mecanismo de busca com base na OpenAI permite que os clientes procurem programas usando termos muito mais específicos, incluindo o humor do assinante, por exemplo, disse a empresa. Em seguida, ele recomendará opções do catálogo da empresa.

PUBLICIDADE

Alguns clientes na Austrália e na Nova Zelândia já podem usar a ferramenta, que está disponível apenas em dispositivos iOS. O teste será expandido em breve para vários mercados, incluindo os EUA, informou a Netflix.

Leia também: De Vini Jr. a Anitta: Netflix aposta em conteúdo local para engajar mais no Brasil

A pesquisa baseada em IA permitirá que os clientes façam perguntas que vão muito além de gêneros ou nomes de atores - como uma alternativa às ferramentas atuais do serviço. Há muito tempo, a Netflix usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para determinados fins, como seu alardeado algoritmo de recomendação, que promove títulos com base no histórico de exibição de um cliente.

PUBLICIDADE

A empresa vem experimentando maneiras de expandir o uso da tecnologia, seja para processos internos ou para a produção de filmes. O codiretor executivo Ted Sarandos disse que a IA ajudará a melhorar a produção de filmes, mas não substituirá o pessoal criativo, como roteiristas e atores.

Leia também: De eventos ao vivo a esportes: a estratégia da Netflix para crescer em 2025

No entanto, a gerência é sensível às possíveis críticas sobre o uso da tecnologia de IA. Muitos em Hollywood temem que empresas como a Netflix usem a inteligência artificial para cortar empregos e reduzir custos.

PUBLICIDADE

Normalmente, quando a Netflix introduz um novo recurso, ela simplesmente o lança para os clientes. Nesse caso, os assinantes devem optar por testá-lo.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também: Filmes independentes dominam premiação do Oscar, e Netflix acaba preterida

PUBLICIDADE