Empresa dona dos cafés Pelé, Pilão e Peet’s compra a marca Maratá, de Sergipe

Com a compra, a JDE Peet’s, segundo maior produtor de café do mundo, pretende expandir sua atuação no mercado no Nordeste, com foco maior em países emergentes

Por

Bloomberg — A JDE Peet’s, empresa americana-holandesa que no Brasil é dona das marcas Café Pelé, Pilão e Café do Ponto, planeja comprar os negócios de café e chá do Grupo Maratá, do empresário sergipano José Augusto Vieira. O negócio impulsiona o foco em mercados emergentes do segundo maior produtor de café do mundo.

A JDE Peet’s anunciou a aquisição em um comunicado na segunda-feira (24). A empresa já possui três fábricas no país, e os negócios da Maratá, que estão predominantemente no Nordeste, irão complementar suas marcas existentes, que são vendidas principalmente nas regiões sul do Brasil.

As fábricas estão localizadas em Itaporanga D’Ajuda e Largarto, ambos em Sergipe, e Vitória da Conquista, na Bahia. A empresa também produz sucos, temperos e molhos, que não foram incluídos no negócio.

“Nos últimos três anos, nos concentramos em transformar a JDE Peet’s em uma empresa de crescimento mais rápido, investida corretamente e mais sustentável. Agora estamos prontos para dar o próximo passo e continuar nosso caminho disciplinado de expansão geográfica e diversificação”, disse Fabien Simon, CEO da JDE Peet’s, em comunicado.

“Após a conclusão, a aquisição representará uma proposta altamente complementar aos nossos negócios existentes no Brasil, que vem ganhando forte impulso nos últimos anos, permitindo-nos servir mais copos em uma gama completa de preços e ofertas de produtos enquanto expandimos nossa presença regional no Brasil”, completou o executivo.

“Estou muito orgulhoso da forte e bem-sucedida plataforma de café e chá que construímos e muito satisfeito porque, ao entregar nosso negócio de café e chá à JDE Peet’s, a empresa líder mundial em café e chá puro, estamos garantindo o desenvolvimento e o sucesso a longo prazo desse grande negócio”, disse também por meio de comunicado José Augusto Vieira, CEO do Grupo Maratá.

A inflação elevada tem impactado os consumidores em países desenvolvidos, levando os compradores a procurar opções mais econômicas. Empresas de bens de consumo têm encontrado uma resistência um pouco maior em países emergentes, onde os compradores estão mais acostumados com aumentos acentuados de preços.

A Maratá, que possui as marcas brasileiras de café e chá Café Maratá e Chá Maratá, foi fundada em 1962 e possui 1.200 funcionários. A JDE Peet’s foi formada em 2019 após a JAB Holding fundir seus negócios Jacobs Douwe Egberts e Peet’s Coffee, tendo feito sua listagem em Amsterdã em 2020.

A transação está prevista para ser concluída em 2024.

- Com informações da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

O que está em jogo com a crise dos projetos de energia eólica

Helbor explora parceria com Artefacto e mira cliente de alta renda de fora de SP