Bloomberg — As vendas da Mercedes-Benz caíram no ano passado, como esperado, dado que a fabricante alemã de automóveis de luxo enfrentou dificuldades com a fraca demanda por modelos caros na China e por veículos elétricos na Europa.
O declínio de 3%, para 1,98 milhão de veículos, foi liderado por uma queda nas entregas na China, seu maior mercado, em que consumidores trocam modelos como o Classe S e o Maybach em favor de marcas locais.
As vendas no país asiático caíram 7% ao longo do ano, para 683.600 carros, informou a Mercedes nesta sexta-feira (10).
Leia mais: Fabricante da estrela da Mercedes é a mais recente vítima da crise do setor auto
Por outro lado, as ações da Mercedes - que estavam em baixa antes da divulgação dos números - chegaram a subir até 1,4% depois que ela apresentou vendas sólidas para o quarto trimestre.
As montadoras alemãs enfrentam dificuldades no maior mercado automotivo do mundo, onde os fabricantes locais liderados pela BYD assumiram o controle. Elas também lutam contra a fraca demanda por veículos elétricos na Europa, depois que vários países reduziram os subsídios.
Os problemas financeiros levaram a uma onda de avisos sobre lucros menores no ano passado, inclusive da Mercedes, da BMW e da Volkswagen, controladora da Porsche.
As vendas de carros de alto padrão, como os sedãs S-Class e Maybach e veículos utilitários esportivos, caíram 14% em 2024, embora as entregas tenham melhorado nos últimos três meses do ano em relação ao terceiro trimestre.
Leia mais: Como a Alemanha, potência da Europa, se viu diante de uma rara crise de governo
O declínio prejudica a estratégia da empresa de aumentar ainda mais a sua participação de mercado, vendendo mais de seus veículos mais luxuosos para aumentar o lucro.
As vendas de carros totalmente elétricos da Mercedes recuaram quase 25% no ano passado, à medida que a demanda do consumidor diminuiu na Europa e os fabricantes chineses conquistaram participação de mercado na região.
Para 2025, a Mercedes pretende reavivar as vendas de elétricos com seu sedã CLA básico, que será lançado antes do primeiro modelo da linha Neue Klasse da BMW de carros plug-in.
Ainda assim, as vendas de carros da Mercedes aumentaram ligeiramente no final do ano passado, com um forte desempenho nos Estados Unidos. Durante todo o ano de 2024, as vendas de carros no mercado americano subiram 9%, para 324.500 unidades.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.