Jeff Bezos diz que indústria espacial tem lugar para ‘vários vencedores’

Em entrevista à Bloomberg News, fundador da Amazon afirma que a crescente demanda deve impulsionar os negócios da sua empresa Blue Origin e de outras do setor, como a SpaceX de Elon Musk

Jeff Bezos
Por Loren Grush
13 de Janeiro, 2025 | 12:19 PM

Bloomberg — O bilionário e fundador da Amazon, Jeff Bezos, disse que o setor espacial tem espaço para “vários vencedores”, incluindo sua própria empresa, a Blue Origin, e a empresa que ele mais espera desafiar, a SpaceX de Elon Musk.

“Haverá novos usos para o espaço que aumentarão a demanda por grande capacidade”, disse Bezos em uma entrevista à Bloomberg News na véspera da primeira tentativa de lançamento do foguete orbital de sua empresa.

PUBLICIDADE

“A SpaceX será muito bem-sucedida. Eles continuarão a ter muito sucesso. A Blue Origin será bem-sucedida. E há uma empresa que ainda nem foi fundada, que ainda nem foi pensada - ela também será bem-sucedida.”

Leia mais: A guinada - e as motivações - de Zuckerberg para se aproximar de Trump

Bezos conversou com a Bloomberg News na fábrica de foguetes da empresa em Cabo Canaveral, na Flórida, Bezos e o CEO da Blue Origin, Dave Limp, disseram que tinha grandes expectativas de que o foguete New Glenn alcance a órbita com sucesso.

PUBLICIDADE

O lançamento estava programado para esta segunda-feira (13), a partir da Flórida, mas foi adiado pela empresa em razão de um problema não identificado.

A empresa adiou repetidamente o horário previsto para o lançamento durante uma janela de três horas em Cabo Canaveral, na Flórida. A empresa não forneceu detalhes sobre quando tentará novamente lançar o foguete New Glenn.

“Estamos suspendendo a tentativa de lançamento de hoje para solucionar um problema em um subsistema do veículo, que nos levará além da janela de lançamento”, disse a Blue Origin em um comunicado. “Estamos revisando as oportunidades para nossa próxima tentativa de lançamento.”

PUBLICIDADE

Uma missão bem-sucedida colocaria, enfim, a empresa em um seleto grupo de empresas americanas capazes de enviar satélites à órbita, além de colocar a Blue Origin no caminho para desafiar o domínio da SpaceX.

A ambição da Blue Origin

Na entrevista antes do lançamento, Bezos, que é presidente do conselho da Amazon (AMZN), acrescentou que trabalhar na Blue Origin se tornou seu emprego em tempo integral. “Temos mais veículos em construção aqui mesmo”, disse.

A Blue Origin pretende lançar de seis a oito voos do New Glenn em 2025, disse Limp. Ele se recusou a entrar em detalhes sobre quanto custa um contrato de lançamento do New Glenn, mas disse que o preço é "competitivo". A Blue Origin disse que tem uma carteira de US$ 10 bilhões em contratos de lançamento com clientes.

PUBLICIDADE

O foguete New Glenn tem um papel fundamental nas maiores ambições espaciais da Blue Origin, incluindo o lançamento de satélites para clientes comerciais, para a NASA e para o Departamento de Defesa.

O foguete também deve ser usado para lançar variações dos veículos de pouso lunar da Blue Origin. A empresa é uma das principais participantes do programa Artemis da NASA, que tem como objetivo enviar seres humanos de volta à Lua.

Com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, prestes a assumir o cargo nas próximas semanas, Bezos disse que sua esperança é que a NASA mantenha a continuidade de sua missão.

“O que eu sempre gostaria de ver - e isso vale para qualquer governo - é que não começássemos e parássemos”, disse Bezos. “Se você observar o longo arco da história da NASA, uma das coisas que a atrasou de vez em quando foi o fato de começar e parar demais. E a maioria desses programas leva mais tempo do que uma única administração presidencial.”

No entanto o futuro da missão Artemis da NASA parece estar em jogo. Musk, que atua como conselheiro de confiança de Trump, disse recentemente: “Estamos indo direto para Marte. A Lua é uma distração”.

Bezos, por fim, continua otimista com relação à política espacial de Trump.

“O primeiro governo Trump, como você deve se lembrar, criou a Força Espacial e eles têm se concentrado muito no espaço e têm sido muito a favor do espaço”, disse Bezos. “Eu certamente esperaria que isso também continuasse.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Governo Biden restringe exportação de chips de IA a países como China e Rússia

Musk avança em refinaria de lítio em área seca do Texas e intriga moradores